A Nissan e a Wayve assinaram um acordo estratégico para “integrar a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) da empresa britânica na próxima geração do sistema ProPILOT, que será disponibilizada numa vasta gama de veículos da marca japonesa produzidos em grande escala a nível mundial”, avança o comunicado.
Sistemas inteligentes
A colaboração visa combinar o software “Wayve AI Driver” com os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) da Nissan, “suportando tanto funcionalidades tradicionais de apoio à condução como soluções mais avançadas de condução ponto a ponto”, adianta.
“O objetivo é reforçar a oferta tecnológica da marca e acelerar a introdução de sistemas inteligentes no quotidiano dos condutores”, sublinha a Nissan, no mesmo documento.
“O ProPILOT foi introduzido em 2016 como sistema de assistência em autoestrada numa única faixa. Em 2019, a evolução para o ProPILOT 2.0 trouxe suporte para múltiplas faixas e funcionalidades de condução sem mãos no volante em determinadas condições. Atualmente disponível em vários modelos, o sistema prepara-se, agora, para um novo salto tecnológico com a integração da IA da Wayve”, frisa.
Condução fluida
Em setembro de 2025, a Nissan revelou um protótipo que combinava o “Wayve AI Driver” com a tecnologia Ground Truth Perception da marca, recorrendo a LiDAR de nova geração.
“O sistema demonstrou uma condução fluida e segura tanto em autoestradas como em ambientes urbanos complexos, evidenciando o potencial da nova solução”, destaca a Nissan.
Ao abrigo deste acordo, a Nissan torna-se no “primeiro construtor automóvel a comprometer-se com a implementação em larga escala da tecnologia de IA da Wayve em veículos de produção em série, abrangendo diferentes segmentos”, afirma.
“A tecnologia foi desenvolvida com foco na segurança e permite uma adaptação eficiente a novas cidades e plataformas, reduzindo a necessidade de desenvolvimento adicional. Em conjunto com as diferentes configurações de sensores da série ProPILOT — câmaras, radar e LiDAR — será possível assegurar uma condução inteligente em múltiplos contextos”, reforça.
Estreia em 2027
A Nissan prevê lançar, no Japão, o primeiro modelo equipado com esta “nova geração do ProPILOT no ano fiscal de 2027, com posterior expansão para outros mercados globais, incluindo a América do Norte”, revela.
Ivan Espinosa, presidente e CEO da Nissan Motor Co., Ltd., afirma que a combinação entre a experiência da Nissan em condução autónoma e a Inteligência Artificial da Wayve estabelece “um novo padrão na assistência à condução”, proporcionando uma “experiência mais segura, intuitiva e confortável, ao mesmo tempo que acelera a transição para uma mobilidade mais limpa e inclusiva”, salienta.
Já Alex Kendall, cofundador e CEO da Wayve, destaca que a Nissan “assume uma posição de liderança ao ser o primeiro construtor a aplicar esta tecnologia de IA em veículos produzidos em série, sublinhando que a parceria permitirá acelerar a inovação rumo a uma mobilidade autónoma segura e acessível a clientes em todo o mundo”.
Mais sobre a Nissan aqui.