A Nissan e a Stena Recycling uniram esforços numa parceria estratégica para reutilizar e reciclar baterias usadas de veículos elétricos, com foco inicial na Noruega.
Com mais de 80 mil unidades do Nissan LEAF em circulação no país, a colaboração procura maximizar o valor das baterias fora de uso, alinhando-se com a meta da Nissan, de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Na nova instalação em Ausenfjellet, perto de Oslo, cada bateria é sujeita a um diagnóstico rigoroso para identificar componentes reutilizáveis, que poderão integrar novos veículos ou sistemas de armazenamento de energia com mais 10 a 15 anos de vida útil. Apenas os elementos em fim de ciclo são reciclados.
Segunda vida
Segundo Alan Low, diretor de Economia Circular de Baterias da Nissan Energy, a marca quer liderar o tratamento sustentável das baterias usadas: “Podemos oferecer produtos de segunda vida e reduzir o impacto ambiental”, garante.
Já para a Stena Recycling, o acesso contínuo a baterias provenientes de veículos abatidos reforça a sua posição num mercado competitivo. O processo abrange desmantelamento, reparação, transporte seguro e reintrodução no mercado, sempre com foco na economia circular e na sustentabilidade.
A nova instalação, financiada parcialmente pelo Enova, será peça-chave nesta estratégia, permitindo integrar módulos reparados em novos veículos ou aplicações estacionárias, reduzindo, desta forma, o desperdício.
Mais sobre a Nissan aqui.