O Centro Técnico Europeu Nissan (NTCE) e a Sonatus anunciaram uma parceria de desenvolvimento para integrar ferramentas de IA no programa de testes de veículos.
O NTCE (sigla inglesa que significa Centro Técnico Europeu Nissan) e a Sonatus, empresa norte-americana especializada em software para veículos, anunciaram uma parceria de desenvolvimento com o objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento automóvel.
Através da integração de tecnologias avançadas de Inteligência Artificial (IA), esta colaboração pretende tornar os processos de engenharia mais rápidos, inteligentes e eficientes para a futura gama de modelos da Nissan.
Recorrendo a uma ferramenta personalizada de recolha de dados de veículos, os engenheiros do NTCE, em Cranfield, no Reino Unido, irão utilizar as soluções Sonatus Collector AI e Sonatus AI Technician para analisar dados em tempo real e históricos.
A partir da recolha de informação proveniente de sensores, unidades de controlo eletrónico (ECU) e sistemas de diagnóstico a bordo, as ferramentas de IA identificam, automaticamente, irregularidades, potenciais falhas e ineficiências operacionais.
Através deste modelo, os engenheiros passam a dispor de informação útil e de alertas atempados, acelerando o processo de tomada de decisão.
Embora a ferramenta ainda se encontre em fase de desenvolvimento, os primeiros testes realizados no Centro Técnico Europeu Nissan já demonstram melhorias significativas na resolução de problemas, reduzindo a dependência de veículos de teste físicos e encurtando o tempo de investigação de duas semanas para apenas dois dias.
Plano global RE:Nissan
Este marco contribui para o plano global de recuperação da Nissan, RE:Nissan, que assenta numa abordagem centrada no digital, recorrendo à simulação, a testes avançados e à utilização inteligente de dados para reduzir o tempo total de desenvolvimento.
“A nossa colaboração com a Sonatus é uma demonstração clara do compromisso da Nissan com a inovação e a capacidade de adaptação”, começou por afirmar David Moss, vice-presidente sénior de Investigação e Desenvolvimento da Nissan para a região de África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia (AMIEO).
“O papel da Inteligência Artificial é claro: atuar como uma ferramenta ao serviço dos nossos engenheiros e não como um substituto direto. Ao combinar a sua experiência acumulada com estas ferramentas de IA, os nossos engenheiros poderão analisar e agir de forma mais rápida, garantindo que os nossos produtos e tecnologias chegam mais cedo aos clientes, sem qualquer compromisso na qualidade”, reforçou.
E foi mais longe nas suas declarações: “Trabalhar em conjunto permitirá proporcionar uma melhor experiência ao cliente e manter a competitividade num mercado em rápida evolução”.
As ferramentas de IA tornar-se-ão num elemento central do programa de testes da Nissan. Em colaboração com a Sonatus e outros parceiros, estes programas de testes inteligentes serão aplicados no desenvolvimento de futuros modelos, incluindo o novo Nissan LEAF e o Nissan JUKE.
Demonstrações ao vivo
“A nossa colaboração com o Centro Técnico Europeu Nissan reflete um compromisso comum para um futuro impulsionado pela inteligência artificial”,deu conta, por seu turno, Alexandre Corjon, vice-presidente sénior e elemento técnico da Sonatus.
“Ao permitir uma recolha de dados mais inteligente e acelerar os fluxos de desenvolvimento digital, a Sonatus está a capacitar as equipas para desenvolver sistemas complexos com maior rapidez e precisão”, acrescentou.
Segundo disse, “o NTCE demonstra como a engenharia orientada para o futuro pode redefinir o desenvolvimento automóvel e estabelecer uma nova referência para a inovação no setor”.
O Centro Técnico Europeu Nissan e a Sonatus irão apresentar demonstrações ao vivo de recolha inteligente de dados e diagnósticos baseados em Inteligência Artificial no CES 2026, que terá lugar no Las Vegas Convention Center, de 6 a 9 de janeiro.
Mais sobre a Nissan aqui.