Na sequência da 122.ª Assembleia-Geral de Acionistas, a 24 de junho de 2022, a NGK Spark Plug anuncia a sua decisão de mudar o nome da empresa, em inglês, para “Niterra”. Reconhecida mundialmente como especialista em ignição, sensores e cerâmica técnica, a marca do grupo pretende refletir a jornada que a empresa abraçará no próximo ano fiscal, ou seja, a 1 de abril de 2023.
“Desde sua fundação, em 1936, que a empresa é sinónimo de velas de ignição e, hoje, ocupa a posição de líder mundial neste mercado. No entanto, o negócio relacionado com motores de combustão interna compreende apenas uma parte da NGK Spark Plug, tendo a empresa alcançado, também, um sucesso significativo em áreas como sensores e cerâmica técnica”, avança, em comunicado.
“Com a transformação em curso da indústria automóvel, o ‘Plano de Gestão de Longo Prazo NGK Spark Plug 2030’, ‘NITTOKU BX’, revelado em 2020, estabeleceu o caminho futuro da empresa, com foco na transformação bem-sucedida do portefólio para negócios ambientalmente sustentáveis: mobilidade, medicina, meio ambiente e energia e comunicações”, sublinha.
“Considerando os objetivos de negócios sustentáveis da empresa, bem como a mudança prevista dos powertrains dos motores de combustão interna, o nome ‘NGK Spark Plug já não descreve com precisão a direção futura da empresa como um todo”, explica.
“Com efeito, sobretudo na Europa e nos EUA, o nome atual está fortemente associado ao segmento de negócio da combustão interna, o que pode criar uma impressão que descura o contributo positivo que a empresa dá ao ambiente, sobretudo com as suas várias gamas de sensores, as suas cerâmicas técnicas e os seus muitos novos campos de atividades”, revela.
O novo nome da empresa em inglês do grupo, “Niterra”, é uma palavra cunhada, que combina as palavras latinas “niteo”, que significa “brilhar” e “terra”. Por outras palavras, “expressa o desejo do grupo em ser uma empresa que não apenas contribua para uma sociedade sustentável, mas, também, que faça a terra brilhar: uma meta formulada na nossa visão 2040”, acrescenta.
Refira-se que, enquanto “Niterra” será o nome geral do grupo, as marcas icónicas NGK e NTK continuarão a existir para os respetivos negócios da empresa. “‘Niterra é um marco importante na transformação que estamos a atravessar”, afirma Damien Germès, presidente e CEO da NGK Spark Plug Europe e diretor corporativo da filial japonesa.
“Nas próximas gerações, será necessário pensar ainda mais na sustentabilidade e no que é bom para o planeta Terra. Com o nosso novo nome, demos mais um passo na nossa jornada para nos tornarmos numa empresa que não apenas é bem-sucedida, mas, também, agrega novo valor ao mundo”, conclui o responsável.
Mais sobre a NGK Spark Plug aqui.