A Hyundai Motor Company (HMC) apresentou, no dia 3 de abril, no seu evento de lançamento global no Salão da Mobilidade de Seul, na Coreia do Sul, o novíssimo veículo elétrico movido a pilha de combustível (FCEV) NEXO, um SUV de tamanho médio cujo lançamento assume representar um marco significativo na mobilidade a hidrogénio.
“O novo Hyundai NEXO oferece flexibilidade, eficiência e segurança, o que o torna numa escolha interessante para os primeiros utilizadores de FCEV. Com a sua avançada tecnologia de pilha de combustível, o NEXO não emite gases de escape”, adianta o comunicado.
A Hyundai tem como objetivo proporcionar mais de 700 km de autonomia com um carregamento de cinco minutos, enquanto a segurança tem sido um foco claro do desenvolvimento do novo NEXO.
Além disso, a marca tem como objetivo obter classificações de segurança de elevado nível graças às características de segurança abrangentes do novo NEXO, garantindo a tranquilidade dos condutores e passageiros.
A segunda geração do NEXO reflete a liderança da Hyundai Motor Company na mobilidade a hidrogénio e 27 anos de experiência em tecnologia de células de combustível.
“Hidrogénio para a Humanidade”
Este novo modelo também sublinha o compromisso da empresa com uma estratégia diversificada de eletrificação de veículos, que inclui não só veículos elétricos a bateria (BEV) e híbridos, como, também, FCEV, oferecendo maior escolha ao consumidor.

Baseado no conceito INITIUM revelado em outubro de 2024, o NEXO incorpora a nova linguagem de design “Art of Steel” da Hyundai, refletindo a força inerente e a as formas naturais dos materiais
“O exterior é definido pelas suas lâmpadas ‘HTWO’, que criam um design distinto específico para FCEV, combinando ousadia com requinte, encapsulando perfeitamente a marca de hidrogénio HTWO do Hyundai Motor Group (HMG) e a sua mensagem ‘Hidrogénio para a Humanidade’”, pode ler-se.
O novo NEXO estará disponível em seis cores: Creamy White Pearl, Phantom Black Pearl, Amazon Gray Metallic, Ocean Indigo Matte, Ecotronic Gray Pearl e Goyo Copper Pearl, esta última inspirada na natureza e na cultura da Coreia do Sul, incorporando a essência do “Koreanism”.
No interior, o novo NEXO utiliza estofos de elevada qualidade e macios com padrões que evocam o calor e o conforto de uma casa. Um ecrã curvo, centrado no condutor, controlos intuitivos e uma consola central tipo ilha, com espaço de arrumação, são as principais caraterísticas.
Os ecrãs digitais dos espelhos laterais integram-se perfeitamente no painel de instrumentos, maximizando a abertura e o carácter prático. Este design cria um “espaço mobilado” infundido com uma sensação de alta tecnologia, proporcionando uma experiência envolvente.
Função anti-congelamento
O novo NEXO apresenta avanços significativos a nível da cadeia cinemática. Estes avanços centram-se na célula de combustível (FC) e nos sistemas de eletrónica de potência (PE), que foram melhorados para aumentar potência e desempenho.

Um novo sistema de motor complementa estas melhorias, aumentando a potência do sistema PE e a capacidade da bateria. Como resultado, a potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria duplicou de 40 kW para 80 kW.
Estas melhorias contribuem para um arranque dos 0 aos 100 km/h mais rápido (7,8 segundos), em comparação com os 9,2 segundos do anterior NEXO, assegurando uma excelente aceleração e uma capacidade de ultrapassagem suave.
A pilha de células de combustível de hidrogénio fornece, agora, uma potência máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. A pilha de células de combustível de hidrogénio também apresenta melhorias no funcionamento a baixa temperatura e na durabilidade, incluindo a membrana, e uma estrutura uniforme de desempenho da célula.
A função anti-congelamento da pilha “Wake Up” e outras otimizações do sistema melhoram a condução a baixas temperaturas e a facilidade de arranque durante todo o ano. Para além disso, o novo NEXO oferece uma maior capacidade de armazenamento de combustível sem comprometer o espaço do habitáculo.
A competitividade do sistema de autonomia totalmente elétrica (AER) é assegurada através de uma maior eficiência de combustível, bem como de uma maior capacidade do depósito de hidrogénio – que é, agora, de 6,69 kg, contra 6,33 kg na geração anterior – e de uma maior densidade de armazenamento de hidrogénio.
Função V2L
Tal como os BEV da HMC, o novo Hyundai NEXO inclui uma função vehicle-to-load (V2L), que fornece soluções de energia versáteis tanto no interior como no exterior do veículo.

No interior, uma tomada na consola central permite aos utilizadores ligar dispositivos eletrónicos e eletrodomésticos, alimentados pela bateria de alta tensão do veículo.
Da mesma forma, a função V2L exterior permite a utilização de dispositivos eletrónicos sem a necessidade de um conetor ou adaptador V2L separado, oferecendo capacidade de ligação direta.
Com chega aos mercados globais no final deste ano (ainda por confirmar a presença nos diversos países europeus), o novo NEXO é um testemunho da liderança da empresa no mercado global de hidrogénio.
A Hyundai Motor Company continua a expandir a infraestrutura FCEV e a reforçar a sua posição no mercado como pioneira na mobilidade a hidrogénio sob a marca “HTWO” do Hyundai Motor Group e o seu compromisso de se tornar num fornecedor de soluções inteligentes em todo o espectro da mobilidade.
Mais sobre a Hyundai aqui.