Com o calor do verão ainda a convidar a uns dias de férias, o Mundo Z, da Zurich, decidiu dar sete conselhos práticos a adotar a quem se prepara para se “fazer à estrada”, ciente de que, devido aos efeitos da pandemia, muitos optam por viajar de automóvel dentro das fronteiras portuguesas.
Trata-se de um dos elementos que interfere, diretamente, na segurança do veículo. Por isso, “importa verificar a sua pressão mensalmente e especialmente antes de partir de férias, de forma a garantir que a pressão dos pneus está adequada ao número de passageiros, bem como ao peso da bagagem transportada”, diz a empresa. E aconselha: “Verifique, ainda, o estado e o nível de desgaste dos pneus”.
“Verifique, também, se os principais componentes do automóvel estão a funcionar corretamente. Se, no dia a dia, mantém o seu automóvel parado por períodos prolongados, este conselho reveste-se de especial importância: não deixe de contar com o apoio especializado de uma oficina ou com a ajuda do seu mecânico. Dê particular atenção ao nível do óleo – que deverá ser verificado quando o motor estiver frio e o carro parado num local plano – ao líquido de refrigeração, ao estado das correias e ao estado da bateria”, alerta a Zurich, em comunicado oficial.
Verifique e torne a verificar os básicos
“Lembre-se de fazer um teste geral aos aspetos básicos do seu automóvel antes da partida, tais como confirmar se os travões estão a funcionar corretamente, se as escovas do limpa para-brisas estão em bom estado ou se todas as luzes estão operacionais”, afirma.
Para consegui-lo, opte por colocar primeiro as peças de bagagem mais pesadas, deixando as mais leves para o final. “Caso o nível de carga de bagagens fique acima do encosto do banco de trás, deverá usar uma rede de compartimento para evitar que a carga se disperse em caso de travagem brusca. Se tem muita carga para transportar, uma alternativa passa por recorrer a uma caixa de bagagem transportada no tejadilho – nesta situação, verifique o peso, a largura e o comprimento máximos que a caixa pode ter”, explica a Zurich.
Não se esqueça de levar os documentos
Pode parecer elementar, mas “antes de pôr as mãos ao volante, certifique-se de que leva consigo os documentos do automóvel, bem como os documentos dos passageiros”, avisa a Zurich. E frisa: “Porque os imprevistos não escolhem hora ou dia, é importante levar consigo o número da apólice do seu seguro automóvel, para o caso de ser necessário acioná-lo”.
Calcule trajeto e tempo da viagem
“A tecnologia pode ajudá-lo, em especial algumas aplicações móveis que identificam os caminhos mais rápidos e os locais mais adequados para uma pausa. Evite fazer percursos muito longos nas horas de maior calor ou trânsito, sobretudo se viajar com crianças e/ou com animais de estimação”, diz.
Se vai viajar com crianças, “assegure-se que elas estão corretamente sentadas na cadeira ou no banco elevatório”, recomenda a Zurich. “Confirme se os assentos estão bem fixos e instalados e, se possível, proteja os vidros com cortinas para-sol. Não se esqueça de levar água e alimentos para o percurso e brinquedos para entreter os mais pequenos”.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade