A Motul está a expandir a sua gama de aditivos, somando dois novos produtos específicos para radiadores, Motul Radiator Clean e Motul Radiator Stop Leak, que se destinam a todos os tipos de motores Diesel e a gasolina.
Para proporcionar uma limpeza ótima, a Motul desenvolveu o Radiator Clean, “um aditivo que é adicionado ao sistema de arrefecimento imediatamente antes do dreno do refrigerante para a mudança deste e que permite que todo o circuito seja devidamente limpo”, explica a empresa.
“O Radiador Motul Clean dissolve resíduos no circuito de arrefecimento e radiadores, incluindo o radiador de aquecimento, vaso de expansão, bomba de fluidos e válvulas termostáticas, sem utilizar compostos agressivos. Este novo aditivo melhora a capacidade de aquecimento e arrefecimento do radiador e aumenta a vida útil de todos os componentes do mesmo”, acrescenta a Motul, em comunicado.
Para resolver problemas de fugas, a Motul disponibiliza o Radiator Stop Leak, “um aditivo de vedação a ser adicionado diretamente ao sistema de arrefecimento. As fugas podem ser causadas por poros que se abrem ao longo do circuito, causadas por várias razões, tais como impactos exteriores de pedras ou objetos duros contra o radiador, defeitos materiais no interior do motor ou perfurações causadas pela corrosão nas paredes do circuito. Estes são fugas imprevisíveis e, por conseguinte, a sua solução deve ser aplicada assim que forem detetados, quer por controlo de nível, quer através da visibilidade de gotejamentos no terreno”, avança a empresa.
Sabia que…
a Motul é uma empresa francesa de âmbito mundial, especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes para motores de alta tecnologia (automóveis, veículos de duas rodas e de outros tipos), bem como lubrificantes para a indústria, através da secção MotulTech?
“O novo produto Motul tapa e sela quaisquer poros ou furos, uma vez que contém polímeros que solidificam quando já não estão em contacto com a água, bem como reduz a pressão. O selo dura muito tempo, suporta mudanças de refrigerante ou tratamentos de limpeza, não obstrui o circuito de arrefecimento e não contém metais”, sublinha.
E vai mais longe: “Também lubrifica enquanto veda, evita ou adia reparações dispendiosas, protege contra danos no motor, melhora o desempenho das válvulas, termóstatos e bombas de água e reduz a temperatura do motor. É compatível com todos os tipos de refrigerantes (não orgânicos, híbridos, Lobrid, OAT) e é recomendado para utilização em automóveis de passageiros e veículos comerciais, bem como em permutadores de calor industriais. Pode ser utilizado como tratamento curativo ou preventivo”.
Por sua vez, para uma manutenção completa do radiador, a Motul tem uma gama completa de líquidos de refrigeração, formulada a partir de uma variedade de tecnologias para ajudar o motor a manter a estabilidade térmica e a funcionar com níveis ótimos de desempenho. Os refrigerantes Motul incluem tecnologias Hybrid e Lobrid com e sem nitritos centradas em motores de aço.
“A Motul tem, também, produtos para motores com um teor de alumínio mais elevado baseados em tecnologias orgânicas (OAT), cobrindo especificações importantes, como G12, G12+ e a maioria dos fabricantes de veículos em todo o mundo. Outras especificações mais recentes, tais como a tecnologia Lobrid VW TL 774 J (G-13) baseada em silicatos, mais uma gama completa de refrigerantes para veículos comerciais, com aprovações da Mercedes-Benz, MAN e John Deere. A combinação destes refrigerantes, juntamente com os aditivos de lavagem, manterá o veículo em perfeitas condições de funcionamento e maximizará a sua vida útil”, esclarece a empresa, em comunicado.
Mais sobre a Motul aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade