MOTORTEC e Clube do Pós-venda de Veículos Industriais “sentaram-se à mesa”

Tradicional mesa redonda online de final de ano, que contou com as principais associações do pós-venda de veículos industriais, foi patrocinada pela MOTORTEC.
Check-up Media round table MOTORTEC

As oficinas de reparação e distribuição de peças para veículos industriais apresentaram uma melhoria da sua atividade e do seu volume de negócios em 2024, mas evidenciaram pouca evolução em termos de rentabilidade.

Foi esta a principal conclusão retirada da já tradicional mesa redonda online de final de ano, que contou com as principais associações do pós-venda de veículos industriais, foi patrocinada pela MOTORTEC e teve organização a cargo do Clube de Pós-venda de Veículos Industriais.

Recorde-se que a próxima edição da MOTORTEC, organizada pela IFEMA MADRID, realizar-se-á de 23 a 26 de abril de 2025 e reunirá todas as áreas do pós-venda automóvel, desde peças a pneus, passando por equipamentos, repintura, servicos de mobilidade e conceitos oficinais.

Participaram na mesa redonda online Antonio Atienzar, presidente da Comissão de Veículos Industriais da CETRAA, Ana Ávila, diretora corporativa da CONEPA, Carlos Martín, secretário-geral da AERVI, e Pilar Fernández, presidente da Divisão de Veículos Industriais da FACONAUTO.

Análise de resultados

Javier Sanz de Andino, responsável comercial da MOTORTEC, explicou o papel protagonista que o pós-venda de veículos industriais terá na próxima edição da MOTORTEC.

Por seu turno, o fundador do IV Clube de Pós-venda, Jesús Figueroa, anunciou o compromisso das mais de 50 empresas envolvidas na MOTORTEC e deu uma antevisão de algumas das atividades que vão decorrer na fira, como o 6.° Encontro de Oficinas e Fornecedores de Veículos Industriais.

O objetivo desta nova mesa redonda que reuniu as associações do pós-venda de veículos industriais, moderada por Raúl González, consultor de comunicação do setor automóvel e membro do clube, foi analisar os resultados obtidos pelas oficinas e distribuidores de peças em 2024, além de identificar os desafios que se colocam às empresas do pós-venda de veículos industriais a curto prazo.

Raúl González forneceu os dados mais recentes do mercado, elaborados pelo Departamento de Estudos do Clube de Pós-venda de Veículos Industriais. Até outubro, no acumulado de 2024, as oficinas de reparação de veículos industriais em Espanha melhoraram a sua atividade e volume de negócios em 0,3% e 11,3%, respetivamente, face ao período homólogo de 2023.

Debate animado

Com base nesta informação, os representantes de CETRAA, CONEPA, AERVI e FACONAUTO concordaram em destacar que 2024 foi um ano razoavelmente bom em termos de carga de trabalho e vendas, mas não em termos de rentabilidade.

Neste sentido, debateu-se, de forma acesa, as dificuldades que as empresas do setor enfrentam para melhorar a eficiência e a rentabilidade, a falta de pessoal, os custos decorrentes da crescente pressão regulamentar, o investimento em talento, o conhecimento e as ferramentas necessárias para reparar novas tecnologias de veículos de mobilidade.

Por tudo isto, afirmou Javier Sanz de Andino, diretor comercial da MOTORTEC, “as oficinas e distribuidores de peças vão encontrar soluções em forma de produtos, serviços e conhecimento para a próxima edição da feira”.

Mais sobre a IFEMA aqui.

artigos relacionados

Últimas

Opinião

Atualidade

Internacional