MOTORTEC Chile bate recordes e consolida liderança na América do Sul

Quase 8.000 visitantes e mais de 150 marcas estiveram presentes na maior edição de sempre da MOTORTEC Chile, que dcorreu de 26 a 28 de junho.
Check-up Media MOTORTEC CHILE

A MOTORTEC Chile 2025 reforçou a sua posição como principal feira do aftermarket automóvel da América do Sul, ao reunir quase 8.000 visitantes e mais de 150 expositores no centro de exposições Espacio Riesco, em Santiago, entre os dias 26 e 28 de junho. Foi a quarta e mais ambiciosa edição do evento, que se consolida como ponto de encontro estratégico para profissionais, especialistas, estudantes e entusiastas do setor.

Organizada pela IFEMA MADRID, em parceria com o centro chileno, esta edição contou com a participação de marcas oriundas de 15 países, com destaque para a forte presença internacional — metade da oferta expositiva veio do estrangeiro. A programação incluiu reuniões de negócios, demonstrações técnicas ao vivo, conferências e iniciativas de networking de alto nível.

Setor todo-o-terreno

Pela primeira vez, o evento integrou uma área dedicada ao off-road, com caravanas, viaturas 4×4 e equipamentos especializados, trazendo uma nova dinâmica à feira e atraindo, também, famílias e curiosos. Os visitantes puderam ainda apreciar uma exposição de automóveis clássicos e desfrutar de atuações ao vivo, reforçando o ambiente festivo e a vertente de lazer da MOTORTEC Chile.

A 4.ª edição das Olimpíadas Técnicas MOTORTEC, organizada em colaboração com o Duoc UC, foi um dos momentos altos. As equipas do Colegio María Griselda Valle e do INACAP destacaram-se pela excelência na resolução de desafios técnicos em direto. Participaram ainda instituições como AIEP, UFSM e o IP Chile, num ambiente de competição e valorização do talento técnico emergente.

Projeção ibero-americana

A feira recebeu, também, o encontro das Câmaras Ibero-Americanas de Componentes e Pós-venda, que foi muito bem acolhido pelos profissionais presentes. Segundo Katherine Becker, diretora da MOTORTEC Chile, “foi um espaço de intensa atividade comercial e técnica, mas, também, um ponto de encontro onde se partilham soluções, tendências e experiências para o futuro do setor”.

Check-up Media Motortec Chile

Para Jaime Martín, diretor de expansão internacional da IFEMA MADRID, esta edição “coroa uma temporada que começou em abril ,com a MOTORTEC Madrid, onde participaram mais de 65.000 profissionais e 710 empresas”. A feira espanhola mantém-se como o principal palco europeu do setor, enquanto a edição chilena ganha cada vez mais relevância no Cone Sul.

Indústria chilena

Durante o certame, foram atribuídos prémios a figuras de destaque da indústria automóvel chilena. A jornalista Paola Leyton foi distinguida como “Melhor Comunicadora Automóvel”, pelo trabalho na revista Estilo Motor.

O prémio “Melhor Projeto Aftermarket do Ano” foi para La Liebre, do Cars & Coffee. Já Felipe Joui, da UHP, foi homenageado pela sua carreira, enquanto o prémio “Força Empreendedora” destacou um mecânico de Viña del Mar, que se reinventou após enfrentar adversidades. O evento culminou com o reconhecimento de Gerardo Rosselot, como “Piloto Revelação”.

Com uma mistura bem-sucedida de negócio, formação técnica e projeção internacional, a MOTORTEC Chile 2025 encerrou com balanço altamente positivo. A próxima edição já está agendada: de 25 a 27 de junho de 2026, novamente no Espacio Riesco, com promessas de ser ainda mais inovadora e global.

Mais sobre a MOTORTEC aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Atualidade