MOTORTEC 2025 reforça representação portuguesa

Feira conta com o apoio das quatro associações portuguesas do setor: ANECRA, ARAN, ACAP e AFIA. Evento decorrerá de 23 a 26 de abril, em Madrid.
Check-up Media MOTORTEC Madrid

A MOTORTEC 2025, feira líder do aftermarket no sul da Europa, que se realizará de 23 a 26 de abril, organizada pela IFEMA MADRID, contará com o apoio das quatro associações setoriais portuguesas: Associação Automóvel de Portugal (ACAP); Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA); Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA); Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN).

“Este apoio irá, sem dúvida, potenciar a presença de Portugal na MOTORTEC, uma vez que o mercado luso é um dos mais importantes do certame”, adianta a organização. “Neste sentido, as previsões indicam que, em 2025, a participação das empresas portuguesas crescerá 25% em relação à edição anterior (2022) e 5% no espaço de exposição que ocuparão.

De igual modo, a área de exposição representará 18% da superfície internacional total da MOTORTEC 2025. Além disso, haverá uma significativa representação portuguesa no programa de compradores internacionais que o salão está a preparar”, sublinha a mesma fonte, em comunicado.

Interlocutores privilegiados

A ACAP é a entidade que representa todo o setor automóvel a nível nacional há mais de 100 anos. “A sua missão é promover o desenvolvimento sustentável do setor, defender os interesses das empresas associadas e contribuir para a inovação e crescimento do setor automóvel em Portugal”, diz.

“A ACAP atua como interlocutor privilegiado entre os seus associados e as entidades públicas e privadas, sendo reconhecida pelo seu papel ativo no apoio às empresas e no fortalecimento da economia nacional”, revela a IFEMA MADRID.

Check-up Media MOTORTEC

“Um dos setores representados pela ACAP é o aftermarket automóvel, que inclui empresas que operam nas áreas do fabrico, distribuição e venda de peças e acessórios, bem como na prestação de serviços de manutenção e reparação de veículos”, refere.

“Representa, também, fabricantes, distribuidores e revendedores de pneus. Estas empresas estão integradas na Divisão do Pós-Venda Automóvel Independente (DPAI/ACAP), que desempenha um papel estratégico na defesa dos seus interesses”, sublinha.

Por sua vez, a AFIA “congrega os fornecedores da indústria automóvel desde 1966, representa os interesses do setor, recolhe e divulga informação setorial e dados estatísticos, organiza encontros para estreitar as relações entre as entidades do setor, promove a competitividade, as exportações e a internacionalização das empresas associadas”, pode ler-se.

Mais: “Incentiva ações de potenciais compradores para o desenvolvimento de fornecedores nacionais e apoia a fixação de investidores estrangeiros em Portugal”, salienta a organização da feira madrilena, em comunicado.

Já a ANECRA, a maior e mais antiga associação do setor automóvel em Portugal, com mais de 3.700 empresas associadas e mais de um século de história, “participa na MOTORTEC como sinal do seu empenho no desenvolvimento do setor”, destaca a mesma fonte.

Check-up Media MOTORTEC

Segundo o secretário-geral da ANECRA, Roberto Gaspar, “a MOTORTEC não é apenas uma feira, é uma oportunidade extraordinária para os nossos associados. Este evento oferece o contacto direto com as mais recentes inovações, os principais players do mercado e um espaço privilegiado para o networking, essencial para fortalecer a competitividade das empresas”.

Ainda há vagas…

A ARAN, instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, cujo compromisso com o setor se mantém inalterado desde 1940, promove, defende e apoia os legítimos interesses das atividades do setor automóvel que representa, fomentando o espírito de solidariedade e entreajuda entre os seus membros.

“Com sede na cidade do Porto, a ARAN é a associação mais representativa das várias áreas que compõem o setor, com uma abrangência nacional. Assenta em valores como a credibilidade, a orientação para os associados, o conhecimento profundo do setor, a ética e o dinamismo”, explica a IFEMA MADRID, no mesmo comunicado.

Sobre a colaboração com a MOTORTEC, Rodrigo Ferreira da Silva, presidente da direção da ARAN, afirma: “A MOTORTEC será, sem dúvida, o ponto alto do encontro dos profissionais do aftermarket automóvel em 2025. Conhecer as últimas novidades, reforçar o networking… serão, sem dúvida, dias muito proveitosos”.

A MOTORTEC 2025, a maior plataforma de negócios para o setor do aftermarket no sul da Europa, representa, mais uma vez, uma oportunidade comercial única que as empresas desta importante indústria não podem perder. Ainda há espaço disponível para participar.

Mais sobre a IFEMA aqui.

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade

Internacional