Desde agosto de 2024 que a MS Motorservice International GmbH oferece produtos em todo o mundo sob a marca turbo by Intec. Recursos adicionais foram disponibilizados na unidade de Lanciano, Itália, com a aquisição de maquinaria e formação abrangente dos colaboradores.
Graças a esta expansão global, o especialista em peças de reposição convida, agora, os seus clientes a beneficiarem da sua “considerável experiência no recondicionamento de turbocompressores”, avança, em comunicado.
Anteriormente, os turbocompressores só estavam disponíveis em França, Alemanha e Grécia. Já em 2011, a Motorservice iniciou o recondicionamento de turbos em pequena escala em Genas, França.
“À medida que a procura aumentou, a produção em série foi, gradualmente, intensificada na subsidiária relevante. Quando se tornou claro que a capacidade de produção em França se esgotaria em breve, foram necessários investimentos adequados na unidade da Motorservice em Lanciano”, explica.
“Com duas unidades de produção para remanufatura de turbocompressores, a Motorservice consegue dar resposta à crescente procura dos seus clientes em todo o mundo”, acrescenta, no mesmo documento.
Gama de produtos
Os turbocompressores são utilizados em quase todos os motores de automóveis modernos movidos a combustível e, também, num número crescente de motores de veículos comerciais.
“Tendências como a redução do tamanho, a redução do consumo de combustível e o esforço para limitar a poluição, estão a favorecer este desenvolvimento. A manutenção inadequada ou outros componentes defeituosos do motor podem ter grande impacto na vida útil de um turbo – ou até mesmo causar a sua falha”, esclarece a empresa.
Com turbocompressores recondicionados da marca turbo by Intec, a Motorservice “oferece soluções de substituição de elevada qualidade”, afirma. “A linha de produtos abrange turbos para automóveis, veículos comerciais e veículos off-road, bem como produtos associados a turbos”, reforça.
“E, para dar ao mercado ainda mais daquilo que ele deseja, uma gama de substituição separada para produtos comuns e aplicações de turbos foi desenvolvida. Por exemplo, substituir o turbocompressor em veículos mais antigos constitui uma solução, pois permite às oficinas enfrentar a concorrência no mercado automóvel com soluções de elevada qualidade”, acrescenta a Motorservice.
Como parte do recondicionamento de turbocompressores, a marca turbo by Intec obedece a uma lista de requisitos rigorosos. “A Motorservice utiliza máquinas reconhecidas pelos fabricantes de turbocompressores para garantir uma qualidade impecável em todo o processo de produção”, diz.
Processo de retrabalho
“Cada turbocompressor é completamente desmontado e cuidadosamente limpo. O que envolve a inspeção de todas as peças individuais para ver se podem ser reutilizadas – o que economiza recursos naturais e ajuda a proteger o ambiente”, explica.
E reforça: “Após a reconstrução da unidade individual, o eixo da turbina é reequilibrado e o controlo pneumático ou elétrico é calibrado. Por último, cada turbocompressor deve passar por um teste de desempenho. Todos os dados da revisão são registados para fins de rastreamento”.
Como funciona
“Os gases de exaustão gerados durante a combustão são utilizados para acionar uma turbina, que é conectada à roda do compressor por intermédio de um eixo. Esta roda do compressor (que gira a velocidades de até 400.000 rpm nos turbos mais recentes e compactos) comprime, depois, o ar de admissão e, assim, gera maior massa de ar para o motor. O que torna possível minimizar as emissões de CO2 e o consumo de combustível, ao mesmo tempo que aumenta o desempenho”, conclui.
Mais sobre a MS Motorservice aqui.