A Moeve associou-se a Pedro Bianchi Prata, piloto português e campeão mundial de Bajas na categoria de Veteranos desde 2020, num projeto pioneiro que marca um “novo capítulo na mobilidade elétrica em provas de todo-o-terreno: competir no Mundial de Bajas numa moto 100% elétrica”, avança o comunicado.
“A parceria entre a Moeve e Pedro Bianchi Prata é o reflexo de uma evolução conjunta, que tem vindo a consolidar-se numa associação de longo prazo. Esta parceria está assente numa visão partilhada sobre um futuro da mobilidade mais sustentável e alinhado com os princípios da inovação e da sustentabilidade e tem vindo a crescer com a transformação da marca”, explica a Moeve.
Pedro Bianchi Prata disputou a Baja TT Escuderia Castelo Branco, segunda prova da FIM Bajas World Cup e do Baja European Championship, aos comandos de uma moto 100% elétrica, integrando um projeto inovador que promete abrir caminho à eletrificação das competições mais exigentes do mundo off-road.
Potencial elétrico
Este desafio, pioneiro a nível mundial, pretende demonstrar o verdadeiro potencial da mobilidade elétrica em contextos extremos, reforçando o compromisso da Moeve com a inovação e a sustentabilidade. Esta colaboração representa um passo firme na missão da Moeve de impulsionar soluções de mobilidade sustentável em todos os contextos – urbanos, profissionais e desportivos.
“Competir com uma moto 100% elétrica em provas tão exigentes como o Mundial de Bajas é um desafio técnico e pessoal enorme, mas, também, uma oportunidade única para mostrar que o futuro das corridas pode (e deve) ser mais sustentável. Em conjunto com a Moeve, queremos demostrar que o futuro pode ser mais limpo, mais consciente e igualmente emocionante”, afirma Pedro Bianchi Prata.

Energia limpa
Segundo Cláudia Soares-Mendes, diretora de comunicação & marketing da Moeve, “este é um projeto ambicioso, que desafia os limites da mobilidade elétrica em ambiente de competição”.
Segundo diz, “a nossa moto será abastecida, exclusivamente, por energia limpa, proveniente de um gerador alimentado com combustíveis sintéticos desenvolvidos pela Moeve e por fontes solares”.
E vai mais longe: “Acreditamos que o futuro passa por uma mobilidade mais sustentável e estamos a demonstrar que é possível competir ao mais alto nível com soluções verdadeiramente sustentáveis”.
Este projeto será acompanhado por um documentário exclusivo, que revelará todas as fases do projeto: desde as características e desenvolvimento da moto elétrica, à logística complexa que envolve a sua participação em provas de todo-o-terreno, até aos momentos mais intensos da competição.
Serão sete episódios de 15 minutos, lançados de forma sequencial, que permitirão acompanhar de perto esta jornada disruptiva. O documentário será complementado com conteúdos exclusivos nas redes sociais da Moeve e da equipa de competição, promovendo uma experiência imersiva e interativa para todos os que seguem o futuro da mobilidade elétrica.
Mais sobre a Moeve aqui.