Moeve atinge 100 postos com pontos de carregamento elétrico ultrarrápido

No total, a empresa conta com cerca de 220 pontos de carregamento ultrarrápidos em funcionamento, estando mais de 200 a aguardar autorização.
Check-up Media Moeve charging point

“A Moeve está a avançar na aceleração da transição energética, ao promover a descarbonização dos transportes e fomentar a mobilidade sustentável, tendo atingindo um novo marco: a obtenção de 100 postos com pontos de carregamento elétrico ultrarrápido, a maioria dos quais localizados nas principais estradas da Península Ibérica”, avança, em comunicado, a empresa, que está a “implementar uma das maiores redes de carregamento ultrarrápido em Portugal e Espanha”, revela.

Os pontos de carregamento ultrarrápido da rede Moeve (de, pelo menos, 150 kW) permitem carregar 80% da bateria de um veículo elétrico entre 10 e 20 minutos, consoante o modelo. A implementação da rede inclui pontos que ligam as principais vias da Península Ibérica.

Dos cerca de 100 postos, 30% estão localizados em Portugal e 70% em Espanha. No total, existem cerca de 220 pontos de carregamento ultrarrápido em funcionamento, além de, pelo menos, outros 200, que foram já construídos e que aguardam autorização. “Toda a rede operacional está implementada em locais públicos e de livre acesso, onde é permitido o pagamento com cartão, sem necessidade de qualquer registo ou pedido”, refere.

Carregar ao domingo

De acordo com os dados de experiência do utilizador, recolhidos pela Moeve nos seus carregadores ultrarrápidos, “domingo à tarde regista o maior número de carregamentos, em Portugal”, adianta a empresa.

Por outro lado, o tempo médio de carregamento é de 34 minutos, com uma potência média de carregamento de 57 kW. Em Espanha, a hora de almoço de sábado é a altura em que se regista o maior número de carregamentos, com um tempo médio de 33 minutos e uma potência média de carregamento de 68 kW.

Check-up Media Moeve network

Graças a acordos de interoperabilidade, os clientes da Moeve podem aceder a mais de 11 mil pontos de carregamento em Portugal e até 90 mil no resto da Europa, podendo viajar ao longo dos principais corredores europeus, em países como França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Itália e Polónia.

Os utilizadores podem aceder a estes pontos a partir da aplicação Moeve gow, ou com o seu cartão RFID. Este cartão permite ao cliente identificar-se junto de um leitor de forma rápida e segura, sem necessidade de utilizar outro dispositivo ou método de pagamento.

Transformação dos postos

“A Moeve está a transformar os seus postos, concebendo um novo conceito multienergético, através de biocombustíveis 2G e moléculas verdes. Desta forma, a energética pode, agora, oferecer aos seus clientes o reabastecimento de gasóleo renovável HVO 100 e, a longo prazo, de hidrogénio verde”, afirma.

“Paralelamente à promoção da mobilidade sustentável, os postos estão a tornar-se em espaços digitalizados com uma grande variedade de serviços de ultra conveniência e de restauração”, diz a empresa, no comunicado.

Uma experiência que coloca o cliente no centro, através do Moeve Market, dos seus conceitos de restauração R’SPIRO, de uma oferta premium de café, pão e pastelaria, além dos Food Halls, assentes num espaço multimarca de referência internacional, com uma oferta gastronómica diversificada e adaptada aos gostos locais. “Estes serviços são complementados pelo desenvolvimento de centros de lavagem sustentáveis, com tecnologia avançada”, remata.

Mais sobre a Moeve aqui.

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Internacional

Internacional