O CES 2026 (Consumer Electronics Show) realizar-se-á de 6 a 9 de janeiro, em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada. É considerado o evento tecnológico mais importante do mundo. A edição deste ano focar-se-á na Inteligência Artificial como infraestrutura e modo de funcionamento associado às tecnologias de consumo.
Ao longo dos próximos dias, no Las Vegas Convention Center, irão estar presentes as multinacionais mais representativas em diferentes áreas ligadas, direta ou indiretamente, às tecnologias de informação e entretenimento.
Serão quatro os pilares centrais desta edição. Desde logo, a Inteligência Artificial (IA), que deixa de ser experimental para estar integrada em tudo, desde câmaras a eletrodomésticos e automóveis.
Segue-se a Mobilidade e Veículos, cujo foco está em tecnologias de condução avançada e soluções de mobilidade. Depois, o Hardware e Ecrãs, com apresentações de novos chips por parte da Nvidia, AMD e Intel, além de novos portáteis da Lenovo e televisores de última geração da Samsung e LG.
Quanto à Robótica e Saúde Digital, a expansão de robots domésticos e os avanços em dispositivos “wearable” para saúde concentrarão as atenções dos visitantes do Las Vegas Convention Center.
Soluções avançadas
A LG Electronics apresentará um espaço experiencial que dá vida à sua visão de mobilidade do futuro através da Inteligência Afetiva. A exposição convida os visitantes a experimentar, em primeira mão, de que forma a IA pode transformar as áreas do condutor, do passageiro da frente e dos lugares traseiros, reinventando todo o habitáculo como um espaço mais intuitivo e centrado no ser humano, concebido para melhorar cada viagem.
O sistema reúne tecnologia de display de vanguarda, sensores avançados no interior do veículo e IA no próprio dispositivo, integrados numa arquitetura abrangente de Veículo Definido por IA (AI-Defined Vehicle).
A exibição inclui três soluções experienciais principais: Mobility Display Solution, que transforma o para-brisas numa interface inteligente; Automotive Vision Solution, que reforça a segurança e fornece informações contextuais ao condutor e passageiro da frente através de Vision AI; In-Vehicle Entertainment Solution, que disponibiliza recomendações de conteúdos personalizadas, multimédia baseada em memória e tradução em tempo real.
Na zona da Mobility Display Solution, os visitantes poderão experienciar como a IA apresenta informação essencial através de um para-brisas equipado com OLED transparente. Por exemplo, ao aproximar-se de um semáforo, a IA mostra o tempo de espera restante acima do sinal, fornecendo apenas a informação mais relevante naquele momento.
Em modo de condução autónoma, o sistema analisa o ambiente envolvente e gera cenas visuais correspondentes.Pétalas de cerejeira flutuam no ecrã em estradas ladeadas por árvores, enquanto um túnel monótono se transforma numa floresta encantada, criando uma experiência próxima da realidade virtual.
O futuro, hoje
A Automotive Vision Solution é uma solução avançada de deteção no interior do veículo, alimentada pelo Automotive Vision System da LG, concebida para aumentar a segurança e permitir interações empáticas e contextuais, bem como a disponibilização de conteúdos personalizados.
A solução acompanha, em tempo real, os movimentos do condutor, a direção do olhar, o nível de atenção, a cor da roupa e os gestos, permitindo ao sistema compreender e responder ao estado dos ocupantes.
Através do rastreio ocular e do controlo por gestos, o sistema amplia o leque de informações baseadas em interesses, enquanto gráficos anamórficos nos ecrãs aumentam a imersão e o realismo.
Por exemplo, em modo de condução autónoma, se um passageiro da frente olhar para um anúncio exibido num edifício, o reconhecimento do olhar pode ativar informação relacionada no ecrã do passageiro, permitindo uma descoberta e compra de produtos de forma fluida.
A In-Vehicle Entertainment Solution oferece entretenimento personalizado e comunicação interativa. Ao reconhecer a paisagem exterior, a IA pode apresentar no ecrã da janela fotografias associadas a memórias passadas ligadas a esse local. Os passageiros podem partilhar esses momentos em tempo real através de videochamadas com familiares.
Durante viagens longas, a IA recomenda conteúdos adaptados aos gostos individuais. Noutro cenário, se um funcionário de um restaurante comunicar através de língua gestual, a IA interpreta os gestos em texto no ecrã, apoiando uma comunicação bidirecional fluida.