Através do desafio da inovação, a Mirka procura descobrir ideias impactantes que impulsionem a circularidade, estendam os ciclos de vida dos produtos e criem soluções de materiais sustentáveis.
“Esta é uma oportunidade para os participantes transformarem as suas ideias em conceitos de negócio de sucesso. Trata-se de uma parceria onde os inovadores e a Mirka cocriam um futuro melhor”, refere o comunicado.
Com 45% das emissões de CO₂ da Europa provenientes da indústria e da construção, a necessidade de mudança é urgente. “Esta é uma viagem que fazemos juntos. Ninguém impulsiona a sustentabilidade sozinho”, afirma Mats Sundell, diretor de I&D da Mirka. O desafio está aberto a inovadores, agentes de mudança, start-ups em fase inicial, investigadores e estudantes.
“A sua ideia pode transformar a forma como trabalhamos. Seja a repensar materiais, a reduzir o desperdício ou a remodelar as operações, queremos ouvi-la. Esta é a sua oportunidade de transformar a visão em valor e nós vamos ajudá-lo a desenvolver o seu conceito”, afirma Mats Sundell, diretor de I&D da Mirka.
Para além de um prémio monetário, os finalistas do concurso terão a oportunidade de se candidatar a uma vaga na incubadora da Mirka, a M.INC, que oferece acesso a uma rede profissional de especialistas e apoio ao desenvolvimento de conceitos de negócio.
O concurso também oferece aos participantes um feedback valioso dos especialistas da Mirka para refinar as suas ideias e modelos de negócio. No processo competitivo, os contributos dos participantes serão avaliados em três rondas, selecionando os finalistas que apresentarão as suas inovações no evento final, no dia 12 de fevereiro de 2026.
Mais sobre a Mirka aqui.