A Mirka vê uma oportunidade de desenvolver novas soluções inovadoras para apoiar a transição verde em cooperação com a indústria finlandesa. O objetivo é criar um ecossistema interindustrial para criar soluções para as indústrias de remanufatura e construção, contribuindo para um impacto líquido negativo de carbono.
A Business Finland concedeu 10 milhões de euros em financiamento de desenvolvimento ao projeto Mirka SHAPE na competição de desafio, bem como 20 milhões de euros para as empresas do ecossistema do projeto, considerado único e o primeiro do género na Finlândia.
No futuro, as soluções de acabamento de superfície da Mirka e o ecossistema SHAPE podem, em conjunto, diminuir a pegada de carbono da indústria europeia em 100 Mt, criando oportunidades de exportação no valor de vários milhões para a indústria finlandesa.
No total, o investimento da Mirka, da Business Finland e da indústria finlandesa no desenvolvimento de soluções líquidas de carbono negativo rondará os 200 milhões de euros durante os próximos cinco anos.
“Prevê-se que o crescimento do negócio de remanufatura atinja 90 mil milhões de euros na União Europeia até 2030. Queremos fazer parte disso, assumir a nossa responsabilidade e contribuir para o desenvolvimento da economia circular. Estamos muito entusiasmados com o financiamento concedido pela Business Finland”, refere Stefan Sjöberg, CEO da Mirka.
“Graças a isso, podemos, agora, iniciar o projeto SHAPE em cooperação com a indústria finlandesa e a área de pesquisa. O projeto cria uma excelente oportunidade para todo o ecossistema desenvolver novas soluções inovadoras de remanufatura, criar novos empregos e fortalecer a competitividade da indústria finlandesa nos próximos anos”, reforça.
Mais sobre a Mirka aqui.