De um começo humilde até se tornar num dos líderes mundiais na indústria de tratamento de superfícies. A Mirka comemora o seu 80.° aniversário em 2023. A longo de oito décadas, a empresa tem estado na vanguarda das principais inovações no fabrico de abrasivos.
A Mirka foi fundada no ano de 1943, em Helsínquia, pelo engenheiro Onni Aulo, mas, devido ao contexto de guerra, a sua produção só começaria em 1946. Desde então, cresceu e, hoje, contando com sede no coração da zona rural de Ostrobótnia, oeste da Finlândia, com uma rede que abrange o mundo inteiro, a empresa tornou-se líder mundial na indústria de tratamento de superfícies.
“Fisicamente, a Mirka é, atualmente, uma empresa muito diferente do que quando começou. Mas a nossa visão central mantém-se: dar às pessoas, os nossos clientes, a oportunidade de ter um desempenho melhor e obter aquele acabamento perfeito. E, isso, é algo que, também, nos impulsiona nas operações diárias: o esforço para melhorar, continuamente, o que fazemos. O elemento mais importante sempre foi ouvir a voz dos nossos clientes”, afirma Stefan Sjöberg, CEO da Mirka.
Durante os últimos 80 anos, Mirka passou por muitos marcos. Desde a abertura da primeira filial no Reino Unido, em 1979, até ao pioneirismo no lixamento sem pó, com o lançamento de Abranet, no ano de 2001, sem esquecer as premiadas ferramentas elétricas. Mas mesmo que este ano de comemoração seja uma reflexão e retrospetiva do percurso efetuado até agora, os olhos da empresa estão voltados para o futuro.
https://www.youtube.com/watch?v=G0kLZJp4elQ
“Estamos orgulhosos de todas as coisas que conquistámos. Mas, para permanecermos relevantes, é preciso olhar, também, para a próxima grande novidade. E, aqui, vemos muito potencial”, frisa o responsável.
“O Green Deal na União Europeia e a transição verde no mundo, em geral, são algo que moldará a forma como vemos as coisas e como as fazemos. Não apenas para a Mirka, mas para toda a indústria”, assegura.
E conclui: “Aquele que resolver esse quebra-cabeças, terá uma posição relevante durante muitos anos. Olhando para a nossa organização hoje, estou confiante de que a Mirka também estará aqui para comemorar os seus 90.° e 100.° aniversários”.
Mais sobre a Mirka aqui.