Mirka assume desafio de prolongar ciclo de vida dos produtos

Empresa finlandesa lança competição global de inovação para acelerar a transição verde na indústria. Objetivo? Prolongar a vida útil dos produtos.
Check-up Media Mirka Innovation Challenge

O Mirka Innovation Challenge oferece uma oportunidade para “inovadores pegarem nas suas ideias e transformá-las em conceitos de negócios de sucesso”, revela a empresa finlandesa. O desafio está aberto a indivíduos, start-ups em estágio inicial e outros participantes.

“Através do desafio de inovação, a Mirka pretende descobrir novos conceitos que possam prolongar a vida útil dos produtos, bem como novas tecnologias, processos, materiais e modelos de negócio sustentáveis”, adianta a mesma fonte.

“Reparar, remanufaturar e reformar produtos são métodos eficazes para prolongar a sua vida útil. Na UE, espera-se que a indústria de refabrico cresça de 30 mil milhões de euros para 90 mil milhões de euros até 2030”, explica.

“Quase todas as superfícies são submetidas a tratamento de superfície durante o processo de fabrico, tornando este tratamento num fator crucial na redução da pegada de carbono”, acrescenta, em comunicado.

Refinar ideias

“A transição verde traz novas oportunidades de crescimento na indústria transformadora. Através do desafio da inovação, a Mirka espera encontrar novas ideias sobre como prolongar o ciclo de vida dos produtos, de preferência através da utilização de técnicas inovadoras de tratamento de superfície”, refere Mats Sundell, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Mirka.

“Na Mirka, acreditamos num forte crescimento em áreas como a remanufatura e a circularidade. Estamos ansiosos por ideias que possamos desenvolver e trazer para o mercado”, acrescenta.

Além do prémio em dinheiro, o vencedor do concurso terá a oportunidade de candidatar-se a uma vaga na M.Inc, incubadora da Mirka, que dá acesso a uma rede profissional de especialistas e apoio no desenvolvimento de conceitos de negócio.

A competição também oferece aos participantes orientação dos especialistas da Mirka para refinar as suas ideias e conceitos. No processo competitivo, as contribuições dos participantes serão avaliadas em três fases, selecionando, depois, os finalistas, que apresentarão as suas inovações no evento final, no dia 31 de outubro.

As inscrições para o concurso podem ser enviadas através do website da M.Inc até 21 de julho. “Desejo boa sorte a todos os inovadores e espero uma participação ativa”, conclui Mats Sundell, no mesmo documento.

Mais sobre a Mirka aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional