“Desenvolvemos uma tecnologia de produção única para fabricar abrasivos com uma pegada ambiental significativamente menor do que os abrasivos tradicionais no mercado”, afirma Stefan Sjöberg, CEO da Mirka, empresa que acaba de anunciar um investimento na ordem dos 25 milhões de euros em tecnologia verde.
“A tecnologia de produção proprietária, já em operação comercial em Jeppo e Jakobstad, permite a eliminação completa de produtos químicos como o formaldeído do fabrico. O investimento permite ainda a otimização de matérias-primas e a minimização de resíduos”, explica.
Operacional em 2027
Com os requisitos de energia em apenas cerca de 10% do que uma linha de produção convencional exige e novas tecnologias de fabrico, a pegada ambiental é reduzida.
“O investimento em Jakobstad totalizará 25 milhões de euros, abrangendo a nova linha de produção, as próximas linhas de processamento e uma atualização técnica das instalações da Mirka em Jakobstad”, revela o comunicado.
“A linha de produção, que deverá estar operacional no início de 2027, poderá criar cerca de 40 novos empregos quando estiver totalmente operacional”, pode ler-se no mesmo documento.
“Este investimento é uma parte significativa dos esforços de sustentabilidade e do compromisso da Mirka com a tecnologia verde. Vemos, agora, que a nossa visão de desenvolvimento e crescimento ecológicos começa a tomar forma à escala industrial”, afirma Stefan Sjöberg.
Mais sobre a Mirka aqui.