O MINI Cooper S JCW (John Cooper Works) representa a evolução moderna de um ícone automóvel que nasceu em 1959. A MINI construiu a sua reputação através de soluções criativas e com bom gosto, dimensões compactas e uma ligação muito direta à competição, especialmente nos ralis dos anos 60.
Essa herança continua bem viva nesta versão JCW, que eleva o conceito de pequeno desportivo a um patamar superior. É daqueles automóveis que tem tudo para conquistar diferentes clientes. Jovens, senhoras, homens… Ninguém fica indiferente após alguns quilómetros ao volante.
No dia que decidimos levar para a estrada o “Red Pocket” que vê nas fotografias, estava bom tempo. Primeiro, alguns quilómetros tranquilos junto ao Guincho. Depois, as curvas da Lagoa Azul, sempre a bom ritmo, até ao Cabo da Roca.
Sempre aquele feeling de kart. Um dos maiores destaques do Cooper S JCW continua a ser a sua dinâmica. Graças ao centro de gravidade baixo, suspensão desportiva e direção extremamente direta, o carro transmite uma sensação muito próxima à de um kart: entradas em curva rápidas, excelente estabilidade e grande comunicação com o condutor.
ADN de competição
Debaixo do capot, encontramos um motor a gasolina de 2,0 litros (1998 cc), com quatro cilindros, afinado para oferecer uma resposta rápida e consistente em todas as faixas de rotações. A potência chega aos 204 cv (150 kW), constantes entre as 5.000 e as 6.500 rpm, ao passo que o binário máximo é de 300 Nm, constantes entre as 1.450 e as 4.500 rpm.
A gestão da potência é feita através de uma transmissão automática desportiva de dupla embraiagem, que garante mudanças rápidas, suaves e precisas, contribuindo para uma condução envolvente e eficaz, tanto em utilização urbana como em estrada aberta.
O conjunto mecânico proporciona acelerações vigorosas e uma entrega de potência linear, típica de um verdadeiro hot hatch. A velocidade máxima é de 242 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 6,6 segundos. Não é preciso ligar o rádio, pois o som rouco do motor chega ao interior do habitáculo na medida certa e faz-nos sorrir a cada curva.
Interior e identidade JCW
O MINI é um automóvel pensado para quem valoriza o prazer de condução. Naturalmente, sendo um compacto desportivo, apresenta algumas limitações em termos de espaço interior e bagageira — um compromisso assumido em prol da performance e agilidade.
No interior, o ambiente é, claramente, orientado para a condução: bancos desportivos, volante específico JCW, grafismos exclusivos e materiais de qualidade criam um cockpit envolvente. A tecnologia está bem integrada, mantendo o carácter minimalista e distinto da MINI.
A assinatura JCW vai além do visual. Representa décadas de ligação ao automobilismo e traduz-se em afinações específicas de chassis, motor e transmissão.
A unidade que ensaiámos tem um valor de €45.487, refletindo o posicionamento premium do modelo, bem como o nível de equipamento e a engenharia aplicada nesta versão JCW.