Os engenheiros da Michelin trabalharam durante três anos para desenvolver as gamas de pneus dos novos Peugeot 3008 e E-3008. O pedido de condições incluía expectativas “muito elevadas em termos de segurança em piso seco e molhado, além de critérios chave como a longa duração e a eficiência energética”, revela o fabricante de pneus.
“O veículo elétrico está a mudar muitos paradigmas do pneu”, afirma Philippe Jacquin, vice-presidente de Desenvolvimento de Pneus para Turismo e Camiões Ligeiros da Michelin.
“Aumenta o nível de estrelas do pneu em vários critérios de forma simultânea, o que representa um desafio para os nossos engenheiros. De facto, há características teóricas contraditórias que avançam juntas e formam parte do ADN da Michelin. Estamos, constantemente, a ampliar os limites das prestações de desempenho dos nossos pneus”, garante o responsável.
“Levamos mais de 10 anos de trabalho para compreender as características específicas dos veículos elétricos, no que diz respeito aos pneus. A maior mudança é proporcionada pelo peso, que sempre é maior nos veículos impulsionados por baterias. Para a mesma dimensão, os pneus, por vezes, têm de ser suportados pela tecnologia híbrida até vários quilos a mais nos modelos elétricos (BEV)”, diz.
“Além disso, a ideia de que os motores elétricos entregam o máximo de potência desde a arranque provoca tensões adicionais, que aumentam os efeitos da travagem regenerativa”, explica.
“É provável que este aumento das forças de tração e travagem, combinado com o aumento do peso, acelere o desgaste. Sabemos esses fatores no nosso processo de desenvolvimento, e isso é o que nos é permitido fornecer aos dados pneus específicos. Pode dizer-se que os pneus do novo Peugeot 3008 cumprem todos esses critérios e foram realmente projetados para este modelo”, reforça.
Propostas europeias
Para cobrir as necessidades de todas as versões dos novos Peugeot 3008 e E-3008, a Michelin oferece três gamas de pneus de verão e um All Season, para jantes de 19″ e 20″. Para veículos comercializados na Europa, o Michelin E.Primacy é o primeiro pneu do fabricante “concebido tendo em conta todo o seu ciclo de vida, integrando a avaliação do seu impacto ambiental desde o design até à reciclagem”, revela.
“Combinando tecnologias distintas, é muito eficaz em termos de resistência ao rolamento, o que contribui para aumentar a autonomia dos veículos elétricos. Por isso, durante a sua utilização ecológica e económica, garante, ao mesmo tempo, as prestações elevadas em termos de segurança, aderência e duração”, frisa. A gama E.Primacy estará disponível em três dimensões: 235/50 R 20 104V, 235/55 R 19 105V e 225/55 R 19 103V.
A segunda proposta europeia chama-se Michelin CrossClimate 2 SUV: “Representa tranquilidade para serem utilizados durante todo o ano. Este pneu combina as vendas dos pneus de verão em termos de travagem, tanto em superfícies secas como molhadas, com as prestações dos pneus de inverno em termos de tração e travão em condições invernais”, dá conta.
“A marcação 3PMSF (3 Peak Mountain Snow Flake) indica que este pneu está homologado para utilizar no inverno, mesmo em países em que é obrigatório um equipamento adequado. Está homologado nas dimensões 225/55 R 19 103 V e 235/55 R 19 105 V”, conclui a Michelin.
Mais sobre a Michelin aqui.