A logística consome imenso tempo numa fábrica ou oficina. Tempo precioso que gera custos e faz falta noutras áreas. O outsourcing é, por isso, uma alternativa sensata. A solução ideal é colocar, sempre que possível, vários serviços nas mãos do mesmo fornecedor competente”, começa por enquadrar a Mewa.
“É mais eficiente e mais cómodo. No que diz respeito à limpeza de máquinas, equipamentos e ferramentas, recomenda-se a Mewa. A prestadora de serviços têxteis entrega panos de limpeza e mantas absorventes de óleos diretamente à empresa e recolhe-os para lavagem. O serviço completo da Mewa reduz a carga de trabalho e contribui para a proteção do clima”, assegura.
E continua o seu testemunho. “Demasiado fino e áspero. Não, este trapo não serve mesmo. O colaborador tenta novamente e gasta tempo precioso até encontrar um pedaço de tecido razoavelmente absorvente. Entretanto, o seu colega está a lavar o cárter do óleo, outra tarefa desnecessária”.
Segundo diz, “em ambos os casos, existe uma alternativa profissional de uma única fonte. A Mewa disponibiliza têxteis industriais altamente absorventes com serviço completo: o pano de limpeza Mewatex e a manta de absorção Multitex”.
Os têxteis ultra-absorventes são entregues, na quantidade acordada, diretamente na empresa e, quando chega a altura, são lá recolhidos pela Mewa que os lava de forma ecológica.
Sustentabilidade primeiro
Cada pano de limpeza pode ser lavado até 50 vezes e, depois, reutilizado. O processo inclui um rigoroso controlo de qualidade em várias fases, já que o multipremiado conceito de reutilização é rigorosamente estudado do primeiro ao último passo.
O que acontece, por exemplo, aos panos e às mantas depois de terem sido utilizados na fábrica ou oficina? “São, simplesmente, guardados num contentor de segurança com fecho hermético. Chama-se SaCon e é disponibilizado pela Mewa, pode ser um ou vários de acordo com as necessidades específicas de cada empresa”, explica.
Além disso, “serve, também, para transportar, de forma segura e em conformidade com a lei, os têxteis usados, considerados mercadorias perigosas devido aos contaminantes absorvidos”, acrescenta.
Os panos de primeira qualidade para uma limpeza eficiente de máquinas e ferramentas estão disponíveis em quatro variantes, consoante a área de aplicação, desde extra robustos a extra suaves. A Mewa aconselha na escolha do pano certo, bem como na quantidade, para que haja sempre panos frescos à mão.
“Os novos clientes podem contar com a mesma orientação para as mantas absorventes de óleos. Pouco depois, já se pode dar o pontapé de saída, de forma cómoda sem esforço logístico nem investimento inicial”, diz.
“Na manta, é de realçar a sua flexibilidade. Leve e versátil, pode ser utilizada em qualquer lugar e guardada num espaço mínimo, de forma empilhada, por exemplo. A manta Multitex é capaz de absorver até três litros de líquido e manter a superfície praticamente seca”, garante.
SEW-EURODRIVE Portugal
Com a Mewa como parceira, os panos e as mantas estão sempre disponíveis. Apresentam sempre a mesma qualidade e não têm de ser remendados, limpos ou eliminados de forma ecológica. Estas atividades, que, anteriormente, custavam tempo valioso aos colaboradores, passam para mãos profissionais e esse tempo pode ser investido no trabalho diário.
Nuno Saraiva, diretor-geral da SEW-EURODRIVE Portugal, por exemplo, notou a poupança de tempo na produção pouco depois de introduzir o sistema da Mewa.
“Antes, tínhamos rolos de papel e os colaboradores iam lá muitas vezes para limpar as mãos, os componentes e as ferramentas. É tempo que se perde para além do papel que se gasta”, dá conta.
“O facto de terem, agora, o pano sempre à mão facilita-lhes o trabalho. Em cada equipamento, ganha-se um minuto de montagem. Se considerarmos que o nosso objetivo é montar em 22 minutos, já é um ganho significativo”, enfatiza.
Mais sobre a Mewa aqui.