Nada como brindar à nova identidade corporativa da Mewa antes de enveredar por uma experiência gastronómica singular proporcionada pelo chef Eduardo Villar. Organizado pela BUSS Comunicação, o primeiro Mewa Media Lunch foi isso mesmo: uma viagem de sabores com foco na sustentabilidade.
Apesar das condições climatéricas incertas, a chuva tinha dado tréguas e o terraço do restaurante Tintus Gourmet, em Lisboa, foi o palco onde as anfitriãs do evento, Silke Buss e Andreia Félix, receberam os vários órgãos de comunicação social especializados, entre os quais o Check-up.
Tendo como pano(s) de fundo o rebranding da Mewa, Silke Buss fez um pequeno discurso sobre a mudança de imagem da multinacional alemã: “A nova identidade corporativa da marca Mewa está a ganhar visibilidade. Muito já aconteceu desde a apresentação do novo logótipo, em julho deste ano. Também nesta mudança, a Mewa coloca o foco na sustentabilidade. Por isso, prevê a sua concretização total num prazo de cinco anos”, revelou.
“O novo lettering da marca Mewa relembra fios cruzados, já que as letras ‘M’ e ‘W’ seguem fios de tecelagem imaginários no seu alinhamento, criando, assim, a ligação aos têxteis que tornaram a empresa grande e que ainda hoje a caracterizam”, acrescentou.
Segundo explicou Silke Buss, “com o objetivo de tornar a nova imagem de marca rapidamente visível ao público, a Mewa tomou logo duas medidas”.
Quais? “Ainda em julho, lançou 18 novos websites em simultâneo para os 21 países europeus onde opera (alguns falam o mesmo idioma) e realizou o redesign da Mewa Arena do 1. FSV Mainz 05, clube que disputa a Bundesliga”, enfatizou.
E foi mais longe: “Nesta mudança de identidade corporativa, a sustentabilidade foi prioridade para a Mewa. Assim, foram fabricados os primeiros 30 milhões de panos de limpeza com o novo design no âmbito da produção normal de 100 milhões de panos por ano”.
No final da sua intervenção, enquanto entregava aos jornalistas os diferentes panos para que estes pudessem sentir as texturas específicas em função da aplicação a que se destinam, Silke Buss disse que “os panos serão, gradualmente, substituídos de forma a poupar recursos, já que no conceito textilsharing – utilização em conjunto sem ter posse – cada pano de limpeza pode ser usado repetidamente e lavado pela Mewa até 50 vezes”.
O design moderno e inovador da nova imagem da Mewa foi, recorde-se, desenvolvido em colaboração com a agência de Munique Martin et Karczinski, tendo sido criado com base na identidade da multinacional alemã e orientado para o futuro.
Nos últimos anos, o Grupo Mewa, o terceiro maior prestador de serviços têxteis da Europa, tem crescido muito a nível internacional através da conquista de clientes e do aumento das quotas de mercado.
Como pioneira na economia circular e na reutilização de têxteis para fábricas e oficinas, a empresa germânica desenvolve a sua atividade através do conceito textilsharing – partilha de têxteis – rumo a uma maior visibilidade da marca.
O logótipo da Mewa – a flor – representa pureza e higiene, mas, também, ambiente e sustentabilidade, simbolizando desenvolvimento, crescimento e inovação. Com o objetivo de incrementar este potencial, a imagem da marca foi revista e formalmente reduzida ao essencial.
A nova flor aparece nobre e poderosa, visando tornar-se num símbolo para o crescimento consciente.
O novo lettering da Mewa, como explicado acima, relembra fios cruzados, já que as letras “M” e “W” seguem fios de tecelagem imaginários no seu alinhamento, criando, assim, a ligação aos têxteis que tornaram a empresa grande e que ainda hoje a caracterizam.
Mais há mais: a multinacional alemã também disse adeus às maiúsculas, tendo escolhido uma tipografia mista. As letras maiúsculas deviam-se às siglas do nome que o fundador, Hermann Gebauer, deu à empresa em 1908: MEchanische Weberei Altstadt.
Hoje, os panos de limpeza da Mewa chamam-se Mewatex, Mewatex Ultra, Mewatex Plus e Mewa Protex. E têm as seguintes combinações de cores: branco e vermelho; branco e azul; branco e verde; rosa e cinzento; todo azul. Uns são mais finos, outros mais grossos, com textura suave ou robusta.
Cada aplicação tem o seu respetivo pano de limpeza ideal. A Mewa acompanhou a evolução do tempo, desde a Indústria 2.0 até à Indústria 4.0, e ampliou a sua oferta de panos. Há mais de 100 anos, a empresa alemã iniciou a sua atividade com uma única qualidade de panos. No início, havia apenas o Mewatex, um pano de algodão produzido pela Mewa, robusto e ultra absorvente, que mantém a forma e é reutilizável.
Hoje, o contentor SaCon, para transportar panos usados, a esteira de retenção Multitex e a roupa de trabalho, são outros ex-líbris da multinacional alemã, que utiliza para as suas entregas na Suíça um camião movido a hidrogénio e recorre a uma solução de mobilidade elétrica da Onomotion para operações na cidade de Berlim.
Mais sobre a Mewa aqui.