“Nem sequer precisa de olhar: pode, simplesmente, pôr de lado os componentes sujos com óleo na manta Multitex da Mewa. Ficam lá, de forma cómoda e segura, enquanto se concentra totalmente na reparação”, começa por enquadrar a multinacional alemã.
“Esta solução limpa também é sustentável, já que a manta de retenção de óleo ultra absorvente é disponibilizada pela Mewa com sistema de reutilização: a Mewa traz, recolhe e lava as mantas”, acrescenta.
Por que razão tantas empresas continuam a trabalhar com os volumosos cárteres do óleo, quando há mantas flexíveis que conseguem o mesmo e são muito mais práticas? Talvez não haja confiança na capacidade de absorção? Questiona a Mewa.
Maricel Huguet, diretora-geral da Mewa Portugal e Espanha, rejeita este preconceito. E explica porquê: “A nossa Multitex dispõe de um geotêxtil especial que pode absorver até três litros de líquido, consoante o tamanho. Ao mesmo tempo, e isto é uma particularidade da manta, a sua superfície permanece praticamente seca porque o líquido é transportado imediatamente para o interior e armazenado no núcleo absorvente”.
Com o seu formato de 58 cm x 88 cm, a manta de absorção de óleo da Mewa “é leve e fácil de manusear”, refere o comunicado. Pode ser guardada sem ocupar muito espaço – como, por exemplo, numa prateleira –, colocada por baixo durante os trabalhos de reparação e encaixa-se de forma flexível em qualquer nicho, por mais ângulos que tenha.
“A Multitex protege, de forma segura e limpa, as instalações, os componentes e o chão contra sujidade e líquidos perigosos, contribuindo, assim, para maior segurança no trabalho. Pavimentos oleosos e escorregadios são passado com a Multitex. Para áreas maiores, basta juntar duas ou mais mantas”, pode ler-se no mesmo documento.
E o que fazer com a manta quando estiver saturada? “Colocá-la no contentor de segurança SaCon, com fecho hermético, que a Mewa disponibiliza para este fim. O SaCon faz parte do sistema de reutilização e serve para a entrega, o armazenamento seguro e a recolha pelo motorista de serviço”, assegura a multinacional alemã.
Assim, o sistema da Mewa está quase explicado. “Entregamos a Multitex diretamente na produção ou na oficina dos nossos clientes”, frisa Maricel Huguet. “No momento do intercâmbio, entregamos mantas limpas e recolhemos o contentor ou os contentores de segurança com mantas usadas. Depois, lavamo-las de forma ecológica, controlamos a qualidade e devolvemo-las no seguinte intercâmbio. Isto é uma solução limpa e sustentável”, conclui.
Mais sobre a Mewa aqui.