“Já não são apenas as grandes empresas que definem objetivos ambientais. Após a seca extrema no verão de 2022, o ano mais seco desde que há registos em Portugal, também as fábricas e oficinas de pequena ou média dimensão procuram soluções sustentáveis”, começa por enquadrar a Mewa.
“Para as PME, é fundamental que estas soluções sejam não só amigas do ambiente, como, também, económicas”, acrescenta. “Quais são, então, as alternativas no mercado para os trabalhos de manutenção e reparação?”, questiona.
E responde: “É óbvio que os cárteres do óleo e o papel não são benéficos para o clima. A limpeza e eliminação ecológicas consomem muito tempo e, para muitas empresas, são difíceis de gerir no dia a dia por falta de tempo e/ou de pessoal”.
Trapos? “À primeira vista parece uma boa ideia reutilizar materiais. No entanto, os trapos só são reutilizados uma vez. A seguir, também eles têm de ser eliminados. E este procedimento requer tempo e dinheiro”, enfatiza.
Segundo a multinacional alemã, uma solução verdadeiramente amiga do ambiente chama-se Multitex. “A manta absorvente de óleos reutilizável é disponibilizada pela Mewa com serviço completo”, diz.
Logística é com a Mewa
“Para a fábrica ou oficina, isto significa que estão sempre disponíveis mantas limpas porque a Mewa trata de toda a logística. O que se revela prático, económico e cómodo. A Mewa recolhe as mantas para a lavagem ecológica, submete-as a um controlo de qualidade em várias fases e devolve-as diretamente à fábrica na frequência combinada”, explica.
Mais: para garantir que o armazenamento e o transporte das mantas Multitex usadas e contaminadas com lubrificantes cumprem os requisitos legais em vifor no nosso país, a Mewa disponibiliza o número necessário de contentores de segurança com fecho hermético.
“O chamado SaCon integra o sistema inteligente da Mewa, otimizado ao longo de muitas décadas. É prático, mantém tudo organizado e guarda em segurança até 40 mantas Multitex usadas”, garante.
“Graças ao seu formato de toalha, 58 cm x 88 cm, a manta é leve e flexível. Pode ser utilizada espontaneamente em qualquer situação em que seja necessário proteger instalações, equipamentos, componentes, superfícies ou chãos”, refere.
Sem investimento inicial
E se for preciso proteger áreas maiores de forma sustentável? “Basta colocar várias Multitex umas ao lado das outras. Cada uma pode absorver até três litros de líquido. Graças a um tecido especial, o líquido é absorvido num instante pelo núcleo e distribuído de forma homogénea”, dá conta. Qual a vantagem? “A superfície permanece praticamente seca”, esclarece.
No dia a dia de trabalho, costuma haver pouco tempo para coisas novas. E se a inovação implicar esforço, é frequentemente adiada. Também neste aspeto, a solução Multitex marca pontos.
“Se uma empresa quiser efetuar os seus trabalhos de reparação e manutenção de forma mais sustentável, a Mewa ajuda a introduzir o sistema Multitex a curto prazo e de forma cómoda”, sublinha. E o investimento inicial? “Não é necessário”, conclui.
Mais sobre a Mewa aqui.