powered by

Mercedes-Benz eVito e eSprinter já chegaram à Soc. Com. C. Santos

Com estes dois modelos, 100% elétricos, a par dos recentes EQV e eVito Tourer, a Mercedes-Benz Vans inicia a sua estratégia de lançamento de veículos sem emissões.

Os furgões Mercedes-Benz eVito e eSprinter, disponíveis na Soc. Com. C. Santos, mantêm a identidade visual dos modelos equipados com motor de combustão interna. Contudo, debaixo do capot está a cadeia cinemática elétrica (eATS), que transmite às rodas dianteiras uma potência que vai até 85 kW (116 cv).

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio, que, ao estar localizada sob o piso do veículo, não afeta a zona de carga. A bateria de alta tensão é constituída por três módulos com uma capacidade de armazenamento útil de 35 kWh, o que proporciona uma autonomia de 150 km no eVito e de 118 km no eSprinter, com uma velocidade máxima de 80 km/h (100 km/h ou 120 km/h em opção).

Os consumos de energia elétrica em ciclo combinado são de 27 kWh/100 km no eVito Furgão e de 34,3 kWh/100 km no eSprinter Furgão, em ambos os casos com emissões de CO2 de… 0 g/km. De referir que o eSprinter é proposto, em opção, com uma bateria de maior capacidade (com quatro módulos) aumentando a autonomia combinada para 156 km.

O Mercedes-Benz eSprinter Furgão é proposto numa versão de carroçaria, com comprimento de 6.088 mm, sendo o eVito Furgão proposto em duas variantes: Standard (5.140 mm) e Longo (5.370 mm).

O eSprinter tem um volume útil de 11 m3 e uma capacidade de carga útil de 982 kg (bateria com três módulos) ou 828 kg (quatro módulos). Já o eVito Furgão, oferece, consoante a variante de carroçaria (Standard ou Longo), um volume útil de 6 ou 6,6 m3, sendo a capacidade de carga útil de 976 kg ou 951 kg.

Funcionamento inteligente

Os Mercedes-Benz eVito Furgão e eSprinter Furgão integram um carregador de bordo de corrente alternada, com uma potência de 7,4 kW, sendo arrefecido através de líquido de refrigeração. Desta forma, os modelos estão preparados para o carregamento com corrente alternada numa wallbox ou nos postos de carregamento públicos, permitindo carregar a bateria em seis horas (conjunto de três baterias) e em oito horas (conjunto de quatro baterias).

https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/2020/12/Furgoes-100uFFFDsmall-1.mp4

O carregamento é realizado através da tomada de carregamento, ligando o cabo na tomada localizada no pilar B, do lado do condutor (eVito Furgão) ou na grelha dianteira (eSprinter Furgão). No caso do eSprinter, esta tomada também permite carregar com corrente contínua (CC).

Graças à potência máxima de carregamento de 80 kW (disponível em opção), num posto de carregamento rápido (CC) é possível carregar a bateria de alta tensão do eSprinter Furgão desde 10% até 80 % em, aproximadamente, 20 minutos (três baterias) ou 25 minutos (quatro baterias).

 

Os Mercedes-Benz eVito Furgão e eSprinter Furgão dispõem de uma estratégia de funcionamento inteligente, fazendo com que se carreguem as respetivas baterias durante a condução. Assim, em modo de desaceleração ou em travagem, a energia mecânica resultante do movimento de rotação é transformada em energia elétrica, que é utilizada para carregar a bateria de alta tensão (função recuperação).

O condutor tem uma influência importante no processo de recuperação de energia, já que pode regular a intensidade do processo conforme necessário através das patilhas disponíveis atrás do volante.

Além disso, três programas da transmissão no eVito Furgão e quatro programas da transmissão no eSprinter Furgão ajudam o utilizador a escolher, individualmente, entre o máximo conforto e a máxima autonomia durante a condução, com o simples pressionar de um botão.

Com alguma prática e condução cuidada, é possível não só recuperar alguma energia de volta para as baterias, como, também, atingir uma significativa poupança no desgaste dos componentes do sistema de travagem.

Ambos os modelos incluem contrato de manutenção programada, válido durante quatro anos ou quatro serviços (o que ocorrer primeiro) e já estão disponíveis para encomenda. Quanto a preços (sem extras e sem IVA), são os seguintes: desde €40.570 o eVito Furgão; desde €52.850 o eSprinter Furgão.

Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Internacional

Internacional