A Mercedes-Benz é a primeira marca do mundo a obter a aprovação regulatória para a utilização dos seus sistemas de condução autónoma de Nível 3, na Alemanha. O sistema foi aprovado pela Autoridade dos Transportes da Alemanha (KBA).
Recorde-se que este é um dos países que receberam luz verde, em 2017, para os ensaios de Nível 3, dada a complexidade da tecnologia autónoma. Além do mais, os clientes germânicos são os primeiros a poder comprar os novos Classe S com tecnologia Drive Pilot, já em meados de 2022, sistema que permite circular, a velocidades até 60 km/h, em percursos específicos.
O sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz facilita muito a vida de quem vai a bordo: permite, por exemplo, fazer compras online no ecrã central do veículo ou comunicar com os colegas de trabalho através da aplicação Office In-Car, ver filmes ou navegar na Internet. Estas funções encontram-se bloqueadas no ecrã central durante a viagem, sendo apenas acessíveis no modo autónomo.
A Mercedes-Benz irá oferecer o seu sistema Drive Pilot ao longo de 13.191 km de autoestrada na Alemanha, mas decorrem testes para utilização do sistema também noutros países, como EUA e China. O perfil da rota, os eventos que possam ocorrer e os sinais de trânsito são, também, tidos em conta pelo sistema, que gere a condução de forma condizente, podendo realizar manobras evasivas ou travagens bruscas circunstanciais.
O sistema Drive Pilot acrescenta uma série de elementos aos sensores do Driving Assistance Package, com sensores adicionais que a Mercedes-Benz considera essenciais para o correto funcionamento, incluindo tecnologia LiDAR, câmara no vidro traseiro e microfones que permitem detetar sons de veículos de emergência.
Mais sobre a Mercedes-Benz aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade