Uma nova temporada traz novos desafios e um novo carro: a Mercedes-AMG Petronas Formula One Team acaba de apresentar o seu carro para 2023: Mercedes-AMG F1 W14 E Performance.
Forjado nas aprendizagens de um 2022 difícil, o W14 tem um visual marcante. Manteve o conceito subjacente do W13 e a sua evolução focou-se nas principais áreas de desempenho. Tal levou a um carro que mantém o ADN distinto do seu predecessor, mas com uma combinação notável de mudanças visíveis na primeira inspeção – como a carroçaria – e outras mais profundas.
O visual cativante do carro também não se limita à sua arquitetura: a icónica pintura preta de 2020 e 2021 está de regresso e foi aperfeiçoada, como parte de um projeto significativo para reduzir o peso total. Ao comando deste carro vão estar Lewis Hamilton e George Russell, que se alinham para a sua segunda temporada juntos, apoiados por Mick Schumacher como terceiro piloto.
“As nossas esperanças e expectativas são sempre sermos capazes de lutar por um Campeonato Mundial. No entanto, os nossos concorrentes foram muito fortes no ano passado e estamos em recuperação para alcançá-los”, adianta Toto Wolff, Team Principal & CEO da equipa de F1 Mercedes-AMG Petronas.
“Correr lá na frente exige resiliência, trabalho de equipa e determinação. Enfrentamos todos os desafios, colocamos a equipa em primeiro lugar e não descansaremos até recuperar cada milissegundo. Este ano, vamos dar tudo para conseguir voltar à liderança”, reforça.
Conceito aperfeiçoado
“O ano passado foi difícil, mas trouxe muitas aprendizagens”, acrescenta Toto Wolff. “Espero que 2023 seja a prova de que entendemos como resolver os problemas e melhorar o carro. Nunca conseguimos desbloquear verdadeiramente o desempenho do W13 e colocá-lo na sua máxima força, apesar de termos tido um desempenho muito bom no final da temporada. Tentámos manter todas as qualidades do W13 e eliminar as suas fraquezas”, diz.
E continua: ”As mudanças incluem a redução do peso total, o que dá aos pilotos um equilíbrio mais consistente do carro em toda a faixa de velocidade e uma melhor combinação entre as características aerodinâmicas e as exigências dos regulamentos. Isto é confirmado por um chassis significativamente mais leve, uma geometria da suspensão dianteira revista, ajustes no sistema de refrigeração e um conceito aerodinâmico aperfeiçoado”, pode ler-se no comunicado.
“Por outro lado, não sendo possível, devido às regras em vigor, atualizar o hardware da unidade de potência (Power Unit), o foco mudou para duas áreas principais: fiabilidade e software, Recentemente, a equipa conseguiu o melhor desempenho através da forma como utiliza o motor, o que significa atualizações de software“, dá conta.
“O efeito do ressalto na unidade de potência também era preocupante. Por isso, foram implementadas correções de fiabilidade, para tornar os carros mais robustos quando batem no chão”, acrescenta o mesmo documento.
Desempenho completo
Em 2023, a equipa está de volta à pintura preta, em nome do desempenho – atingir o limite de peso é um desafio significativo para esta geração de carros. Assim, a Mercedes AMG Petronas Formula One Team inspirou-se nos lendários Silver Arrows originais. No entanto, em vez de retirar a tinta para mostrar o alumínio brilhante por baixo, apresenta fibra de carbono preta no W14.
Acima do peso no ano passado, este ano tentaram descobrir onde podiam eliminar cada grama, pelo que o carro tem algumas partes de carbono bruto e outras pintadas de preto mate. “Quando mudámos a pintura para preto em 2020, a principal força motriz foi apoiar as causas da diversidade e da igualdade, que estão sempre próximas do nosso coração,” explicou Toto Wolff.
“A cor preta tornou-se parte do nosso ADN naquele momento. Por isso, temos o prazer de, agora, regressar a ela. Vejo muito esforço, motivação e energia na empresa para lançar um carro que, eventualmente, será competitivo o suficiente para lutar na frente da grelha”, afirma.
“Éxito comercial contínuo”
O recente aumento do interesse na Fórmula 1 enquanto desporto refletiu-se na força e expansão contínuas do ecossistema de parceiros da Mercedes-AMG Petronas, que é, agora, uma das principais franchises desportivas globais em termos de receitas comerciais.
No final do ano passado, foi anunciada a renovação do título e parceria técnica com a Petronas para além da temporada de 2026, enviando uma mensagem clara: as duas marcas não são apenas parceiras, mas sim uma família e uma equipa por muitos mais anos.
“Estamos entusiasmados por correr em direção ao futuro ao lado da Petronas, com a ambição de voltar a estabelecer os padrões com o nosso desempenho na pista e, também, por sermos pioneiros na transição de uma equipa desportiva global para um futuro ‘net-zero’”, conclui Toto Wolff.
Mais sobre a Petronas aqui.