Mercado automóvel cresce 13,8% em setembro

Portugal registou 20.544 matrículas em setembro. Veículos elétricos já representam 29,3% dos ligeiros de passageiros novos.
Check-up Media car park

O mercado automóvel português manteve a “trajetória positiva em setembro de 2025, com 20.544 veículos matriculados, o que correspondeu a um crescimento de 13,8% face ao mesmo mês do ano anterior”, adianta a ACAP, em comunicado. “Entre janeiro e setembro, o setor contabilizou 199.714 novas matrículas, traduzindo-se numa evolução positiva de 6,8% em relação a 2024”, reforça.

Energias alternativas

Nos ligeiros de passageiros, segmento mais representativo, foram matriculados 16.999 veículos em setembro, mais 12,9% do que no período homólogo. No acumulado do ano, este mercado soma 171.564 unidades, crescendo 8,7%.

“A transição energética mantém-se em destaque: 67,6% dos veículos vendidos de janeiro a setembro incidiu sobre energias alternativas”, refere a ACAP. Só em setembro, os “veículos elétricos a bateria (BEV) representaram 29,3% do mercado, consolidando o seu peso crescente”, acrescenta a associação.

Nos ligeiros de mercadorias, setembro registou uma subida de 13,3%, para 2.707 unidades. Contudo, no acumulado do ano, observou-se uma ligeira quebra de 2,7%, totalizando 23.007 veículos.

Evolução positiva

Já o mercado de pesados, apresentou uma forte aceleração em setembro, com um “aumento de 36,9% e 838 unidades matriculadas”, revela. Apesar deste desempenho mensal, o acumulado de 2025 apontou para uma descida de 6,8%, com 5.143 veículos registados.

O balanço do setor confirma uma evolução positiva na generalidade do mercado, sustentada, sobretudo, pelo dinamismo dos ligeiros de passageiros e pela procura crescente de soluções elétricas.

Mais sobre a ACAP aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade