O mercado automóvel em Portugal iniciou 2026 com um “crescimento expressivo”. Em janeiro, foram matriculados no nosso país 20.042 veículos, o que representa um “aumento de 17,8% face ao mesmo mês de 2025, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Ligeiros de passageiros
O segmento dos ligeiros de passageiros voltou a assumir um papel central nesta evolução positiva, com 16.839 unidades matriculadas, traduzindo um crescimento de 16,1% em termos homólogos. No total, o mercado de veículos ligeiros, que inclui passageiros e mercadorias até 3.500 kg de peso bruto, atingiu as 19.027 unidades, mais 14,8% do que em janeiro do ano anterior.
Energias alternativas
Um dos principais destaques do mês foi o peso crescente das motorizações alternativas. “Em janeiro de 2026, 80% dos automóveis ligeiros de passageiros novos matriculados em Portugal eram movidos a energias alternativas, com particular relevância para os elétricos e híbridos”, avança a ACAP.
Dentro deste universo, os “veículos 100% elétricos (BEV) representaram 25,8% das novas matrículas, confirmando a consolidação da mobilidade elétrica no mercado nacional”, sublinha.
Ligeiros de mercadorias
O mercado de veículos ligeiros de mercadorias apresentou, igualmente, uma evolução positiva, embora mais moderada. “No primeiro mês do ano foram matriculadas 2.188 unidades, o que corresponde a um crescimento de 5,6% face a janeiro de 2025, refletindo uma procura estável por parte do tecido empresarial”, revela a ACAP.
Segmento de pesados
Já o segmento dos veículos pesados, registou o crescimento mais expressivo. “Em janeiro de 2026, foram matriculados 1.015 veículos pesados de passageiros e mercadorias, o que representa um aumento de 132,8% em comparação com o período homólogo do ano anterior, ainda marcado por uma base de comparação mais baixa”, destaca.
Mais sobre a ACAP aqui.