“Mensagens ou likes não são abraços, esteja presente”. É este o claim da nova campanha de Natal da Volvo Car Portugal. O manifesto, lançado hoje, apela à atenção plena e à presença física junto de quem mais importa nesta época festiva.
“Desenvolvida pela Burson, a campanha estará presente nos canais digitais e nas Manhãs da Rádio Comercial, através de live copies que convidam a trocar quilómetros de scroll por quilómetros que verdadeiramente importam”, começa por explicar a marca, em comunicado.
Em Portugal, cada pessoa passa, em média, 6h40 por dia online de acordo com o DataReportal 2025, contribuindo para o fenómeno da chamada “ausência presente”, situações em que, apesar da proximidade física, a atenção permanece nos ecrãs.
“A Volvo recupera esta realidade para sublinhar um paradoxo cada vez mais comum, de que percorremos quilómetros de scroll sem nunca sair do lugar, reduzindo o tempo e o foco dedicados às pessoas que nos rodeiam”, pode alerta.
A iniciativa reforça o posicionamento da Volvo enquanto marca que alarga o conceito de segurança para lá do automóvel, integrando, também, a sua dimensão emocional.
Chegar, estar e ficar
“Para a Volvo, estar em segurança significa não apenas chegar ao destino, mas dar o passo que falta: o de estar, fisicamente, com quem realmente importa”, pode ler-se no mesmo documento.
Segundo a marca, a decisão de lançar esta campanha resulta da convicção de que o debate em torno do uso excessivo do telemóvel é, hoje, inevitável e necessário, sendo um tema amplamente discutido por marcas e pela sociedade, em particular durante o período natalício.
Para a Volvo, enquanto marca centrada nas pessoas, este é um território natural que vai muito para além de um momento específico e assume, também, uma dimensão profundamente pessoal.
“Com esta campanha, a Volvo pretende contribuir para o debate sobre o tempo dedicado aos ecrãs e inspirar comportamentos mais conscientes, sobretudo numa altura do ano marcada pelo reencontro e pela proximidade”, diz.
O convite final sintetiza a mensagem central da marca: “Mensagens ou likes não são abraços, esteja presente. Porque, se uma mensagem acende um ecrã, um abraço acende uma vida. Esteja onde e com quem realmente conta. E que 2026 nos leve, mais vezes, a chegar, a estar e a ficar”, conclui.
Mais sobre a Volvo aqui.