Não há estradas erradas no Alentejo. Todas vão dar a um destino certo. Também não há carro equívoco para nos perdermos por estes caminhos ladeados de sobreiros e oliveiras centenárias. Mas há uns mais adequados do que outros para esta paisagem que parece respeitar a pureza das tradições.
O “2”, da Mazda, que serviu de “montada” ao Check-up, nesta investida alentejana, é uma escolha que se integra, perfeitamente, nas imaculadas aldeias “brancas”, como as de Alvito e Monsaraz. Até a carroçaria, White Pearl, da cor da cal das casas locais, respeita o traço da região.
Começa a ser raro ensaiar um modelo a gasolina, como este “2” 1.5 e-Skyacytiv G de 90 cv, com tecnologia mild-hybrid. Aqui, tudo é “puro” e remete para as origens.
E como se trata de um modelo muito “calmo”, a oportunidade de apreciarmos as nuvens no azul do céu, num contraste ideal com o verde e dourado do campo, é algo de que podemos desfrutar com o vagar devido.
Calma alentejana
A serenidade do motor e a suavidade da condução complementam a tranquilidade da região, permitindo que atentemos nos detalhes da paisagem. Esteticamente, o Mazda 2 enquadra-se bem no cenário. Conta com uma nova grelha dianteira e com uns para-choques redesenhados. A arquitetura é simples e elegante, como as casas alentejanas. Um regresso ao essencial, digamos.
Dentro do habitáculo, as novas combinações de cores — que variam de acordo com a tonalidade exterior escolhida — privilegiam, nesta versão, o negro. Embora os materiais utilizados sejam agradáveis ao toque e os acabamentos sejam de qualidade, os espaços de arrumação são modestos, refletindo, porventura, o minimalismo da vida no Alentejo. O espaço interior e a bagageira, esses, são razoáveis e adequados para um utilitário deste segmento.
Cada quilómetro conta
Equipado com o pacote Homura Aka + Navi, este modelo oferece não só o necessário para uma viagem confortável, como, também, algumas comodidades que fazem a diferença, como sistemas de segurança avançados que permitem explorar as estradas alentejanas de boa “saúde”.
As melhorias no motor, como o aumento da taxa de compressão e a otimização do coletor de escape, não só melhoram a eficiência do carro, como permitem uma condução mais suave e económica, ideal para percorrer as longas distâncias entre as pequenas aldeias. De resto, a adição do sistema G-Vectoring Control Plus (GVC Plus) contribui para uma condução estável e previsível, perfeita para as curvas suaves da região.
A caixa de velocidades, de relações longas, é que não é perfeita para acelerações rápidas. O motor de 90 cv cumpre bem a sua função nas cidades e nas estradas tranquilas, mas mostra as suas limitações em autoestrada — uma lembrança de que, no Alentejo, o destino é mais importante do que a velocidade com que se chega lá.
Com uma boa relação preço/equipamento (€27.929) e consumos modestos, o Mazda 2 1.5 e-Skyacytiv G de 90 cv é um modelo a ter em conta para quem deseja explorar esta região única, onde cada quilómetro faz parte da história da viagem.
Mais sobre a Mazda aqui.