A Mazda Motor Corporation iniciou a fase de demonstração do Mazda Mobile Carbon Capture, o seu sistema integrado de captura de dióxido de carbono (CO₂), concebido para apoiar a visão “A Alegria de Conduzir Alimenta um Amanhã Sustentável”, apresentada no Japan Mobility Show 2025.
A tecnologia foi aplicada ao Mazda Spirit Racing 3 Future Concept n.° 55, baseado no Mazda3 Hatchback, inscrito na Super Taikyu Series 2025, onde se estreou na sétima ronda da temporada.
Prova de fogo
A primeira prova de fogo ocorreu no desafiante Fuji Speedway, durante uma corrida de quatro horas. “O dispositivo demonstrou, pela primeira vez, a capacidade de capturar CO₂ diretamente dos gases de escape num cenário de competição, validando a sua funcionalidade em condições reais”, adianta a Mazda.
“Os resultados foram considerados muito promissores, motivando a Mazda a prosseguir os testes ao longo da próxima época, com o objetivo de aumentar a taxa de recuperação de CO₂ e otimizar o sistema”, sublinha, em comunicado.
Apresentado, oficialmente, a 29 de outubro, no Japan Mobility Show, o conceito Mazda Mobile Carbon Capture utiliza uma estrutura porosa de zeólita para adsorver o CO₂ proveniente dos gases de escape, armazenando-o num tanque dedicado.
“O dióxido de carbono capturado poderá ser, posteriormente, reutilizado na produção de materiais de carbono de elevado desempenho ou para enriquecer atmosferas controladas em estufas, promovendo o crescimento de culturas”, refere.
“A neutralidade carbónica do projeto foi reforçada pelo uso de combustível HVO 100, um gasóleo neutro em carbono, no veículo de competição”, reforça a marca, no mesmo documento.
Neutralidade carbónica
Enquanto acelera o desenvolvimento de veículos elétricos — dos mild-hybrids aos híbridos plug-in e elétricos a bateria —, a Mazda continua a apostar na redução das emissões dos motores de combustão interna. A estratégia inclui o aumento da eficiência, a promoção de combustíveis neutros em carbono e, agora, a captura direta de CO₂.
Alinhada com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica global até 2050, a Mazda segue o seu Multi-Solution Approach, defendendo que o “caminho mais eficaz para reduzir emissões passa pela combinação de várias soluções tecnológicas, adaptadas a diferentes mercados e necessidades”, remata.
Mais sobre a Mazda aqui.