A Mazda acaba de associar-se à Homo Faber 2024 para celebrar a arte do artesanato, sob o lema “The Journey of Life” (“A Viagem da Vida”). “Os visitantes podem explorar exposições com curadoria e participar em workshops práticos, experimentando a combinação perfeita entre a mestria artística e o design automóvel”, adianta a Mazda, em comunicado.
A Homo Faber é um evento de prestígio dedicado à celebração do artesanato, explorando a vida humana através da lente da perícia artesanal. “Guiada pela visão cinematográfica do realizador Luca Guadagnino e pela elegância arquitetónica de Nicolò Rosmarini, a presente edição promete uma viagem cativante desde o nascimento até à vida após a morte, articulada através de uma arte requintada”, explica a Mazda.
O envolvimento da Mazda na Homo Faber centra-se no motivo de viagem da vida humana e reflete a “profunda reverência da marca pela tradição, aliada a uma abordagem de design inovadora”, refere. Conhecida pela sua filosofia “Crafted in Japan”, a Mazda tem, ao longo de mais de um século, demonstrado a dedicação dos seus artesãos Takumi à perfeição e ao toque humano na produção de automóveis.
Workshops variados
Uma recordação criada com perícia e cuidado reflete a essência de uma viagem extraordinária. “Na Homo Faber 2024, a Mazda inspira os visitantes a tornarem-se, eles próprios, artesãos: conduzidos por mestres da perícia artesanal do papel, poderão criar as suas próprias recordações desta sua viagem à Homo Faber”, revela.
Encadernação Japonesa: Criado no final dos anos 60, o atelier boutique Antica Legatoria Ofer, situado em Pádua e Veneza, é especializado nas técnicas de encadernação das Abadias de Santa Giustina e Praglia, bem como na arte de marmorear papéis ao estilo ocidental, japonês e turco. “Os seus artesãos levarão os visitantes através das etapas de criação do seu próprio diário da viagem, numa mistura perfeita de charme japonês e técnicas antigas de encadernação”, conta a Mazda, no mesmo documento.
Globos de bolso
Leonardo Frigo é entusiasta, inovador e criativo. “Combina a sua paixão pela música com o seu trabalho de restauro de pedra e madeira. Há mais de uma década que fabrica instrumentos de cordas pintados que têm sido aclamados em todo o mundo”, revela a Mazda.
E continua: “Na Homo Faber 2024, Frigo e a Mazda convidam os visitantes a imprimir os seus próprios mapas e a criar um globo que sirva de inspiração à sua próxima viagem, combinando o artesanato tradicional com a criatividade pessoal”, diz.
“Existe magia na criação de algo especial com as nossas próprias mãos”, afirma Leonardo Frigo, resumindo a essência da Homo Faber. Frigo é, também, apresentado no último episódio de #MazdaDiscovers, uma série difundida no canal de YouTube da marca japonesa.
“Os artigos artesanais de episódios anteriores são apresentados para sublinhar o compromisso da Mazda para com o artesanato, num encontro da inovação com a tradição, criando experiências que ressoam profundamente junto de artesãos e entusiastas globais”, esclarece a mesma fonte.
Criado no Japão
A “perfeição” é frequentemente associada a uma precisão ausente de alma, semelhante à de uma máquina. No entanto, os mestres artesãos Takumi da Mazda esforçam-se por atingir um tipo diferente de perfeição, dedicando décadas a aperfeiçoar cada passo do seu processo de criação e a cada objeto que criam. “O resultado é uma perfeição plena de emoção, alma e toque humano”, afirma.
Na sua procura de inspiração para definir os futuros projetos da Mazda, os designers da marca experimentam vários materiais, bem como ferramentas e métodos sob a forma de esculturas.
“Um desses objetos pode ser encontrado no local: o ‘Momentum’ exprime o movimento e a emoção mesmo quando parado. Capta uma energia explosiva que é carregada numa forma silenciosa e sofisticada. A expressão artística é, depois, traduzida no design automóvel”, conclui a Mazda.
Mais sobre a Mazda aqui.