Mazda constrói fábrica para módulos de baterias

Nova unidade em Iwakuni, no Japão, arranca em 2027, terá capacidade de 10 GWh anuais e será crucial para a estratégia global de eletrificação da Mazda.
Check-up Media Mazda factory

A Mazda Motor Corporation anunciou a assinatura de um acordo com a cidade de Iwakuni e com a Perfeitura de Yamaguchi, no Japão, para a construção da Mazda Motor Corporation Iwakuni Plant, uma nova fábrica dedicada à produção de packs de módulos de baterias cilíndricas de iões de lítio. As células serão fornecidas pela Panasonic Energy Co., Ltd. e destinam-se a alimentar a próxima geração de modelos eletrificados da marca.

Expansão elétrica

O início das obras está previsto para novembro e a fábrica deverá entrar em operação em 2027. Com uma capacidade anual de 10 GWh, a nova unidade desempenhará um papel central na “expansão da gama elétrica da Mazda e na implementação da sua estratégia de eletrificação global”, avança o comunicado.

Localizada em Iwakuni, esta será a primeira nova instalação industrial da Mazda no Japão desde a inauguração da Fábrica Hofu No. 2, em 1992. A marca sublinha que a nova unidade será, também, um “importante motor de desenvolvimento económico e de promoção de emprego local, criando um espaço de trabalho moderno, seguro e confortável”.

Abordagem multi-soluções

A Mazda tem apostado numa abordagem multi-soluções para responder às diversas necessidades dos clientes e aos diferentes ritmos de transição energética nos mercados globais. A nova fábrica será, por isso, um pilar estratégico para a produção de baterias de elevada qualidade, permitindo à marca oferecer soluções de mobilidade atrativas e tecnologicamente avançadas.

“A construção destas novas instalações marca um passo decisivo na transição da Mazda para a eletrificação”, destaca a empresa, sublinhando que a aposta permitirá desenvolver produtos mais eficientes e cumprir as normas globais de emissões, cada vez mais rigorosas.

Mais sobre a Mazda aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada