No próximo dia 1 de janeiro de 2025, uma “lenda viva” deixa o especialista em lubrificantes de Ulm, a LIQUI MOLY. Após 39 anos e muitos marcos, o diretor de marketing Peter Baumann despede-se para entrar numa merecida reforma. O seu sucessor é Marco Esser, até agora diretor-adjunto de marketing.
“A história de sucesso de Peter Baumann começou a 1 de janeiro de 1986: contratado como assistente da direção, assumiu, por iniciativa própria e de forma independente, a construção da área de marketing para a empresa de média dimensão da Suábia, que vende, atualmente, os seus produtos com grande sucesso em cerca de 150 países”, recorda a LIQUI MILY.
“Na altura, foi apoiado, de forma significativa, pelo então gerente Ernst Prost, que, em 1990, iniciara o seu percurso, também ele bem-sucedido, como diretor de marketing, antes de passar o cargo para Peter Baumann, em 1993. Passado poucos anos, este foi nomeado diretor”, continua a empresa, em comunicado.
Grande desafio
A LIQUI MOLY tornou-se num player global para óleos de motor, aditivos e cuidados com o veículo. “Foi um processo permanente que transformou a LIQUI MOLY numa empresa mundial.
Marca inconfundível: a enorme presença como patrocinador e apoiante do desporto de topo global. Seja em 1993 na Fórmula 1, com a Sauber Motorsport, em 2000 pela primeira vez na Bundesliga de Futebol, com o TSV 1860 München, ou agora há mais de 10 anos no MotoGP, a categoria rainha do desporto motorizado, Peter Baumann foi o homem que liderou nos bastidores e voltou a coroar o trabalho de uma vida com um envolvimento como “parceiro oficial” na Fórmula 1.

“Estar ativo na Fórmula 1 há sete anos foi mais um passo decisivo na nossa evolução para uma ‘Love Brand’ global. Estamos muito próximos da nossa visão dos mil milhões de euros de volume de negócios anual. Penso que estas histórias ajudaram muito. Isso faz-me sentir muito orgulhoso”, refere o ainda diretor de marketing.
À pergunta sobre o que vai agora fazer com o tempo livre, Peter Baumann responde: “Gostaria, principalmente, de cuidar da minha família e de mim. Sem prazos, sem viagens, sem reuniões. Agora, tenho tempo para outras coisas. Esse tempo era muito escasso. Mas, agora, posso relaxar e deixar que a vida aconteça”.
O sucessor, Marco Esser, até agora diretor-adjunto de marketing e, anteriormente, diretor de comunicação empresarial da LIQUI MOLY, segue grandes pisadas. Sobre isso, manifesta o seguinte: “Uma história tão longa com tantos sucessos não é frequente. Herdar o cargo do Sr. Baumann é, por um lado, uma grande honra e, por outro, um enorme desafio”.
E vai mais longe: “Temos um percurso de colaboração muito bom, longo e intenso atrás de nós, e estou muito grato por isso, especialmente pela confiança do Sr. Baumann e da equipa. Vou dar tudo para estar à altura da sua sucessão”.
Segundo acresenta, “mas quero começar por lhe tirar o chapéu pelo seu tempo de serviço e desejo-lhe tudo de bom para a reforma. Na família LIQUI MOLY worldwide, haverá sempre espaço e tempo para ele e, naturalmente, ele também sabe disso”.

Segundo Peter Baumann e Marco Esser, combinar a tradição com a modernidade e, assim, estar sempre atualizado continuará a ser um grande fator estratégico do marketing da LIQUI MOLY.
História de sucesso
Para Peter Baumann, é particularmente importante expressar a sua gratidão pelo tempo que passou na LIQUI MOLY: “Fazer parte desta equipa, desta família, faz-me sentir grato, humilde e, ao mesmo tempo, extremamente orgulhoso”, revela.
“Vocês são os que melhor conhecem a nossa receita de sucesso. Por isso, continuem assim. Criamos uma enorme história de sucesso. E surgiram amizades que durarão para sempre. Gostaria de agradecer de todo o coração a todos os que tornaram o meu tempo na LIQUI MOLY no que ele foi: absolutamente único!”, garante ainda Peter Baumann.
A LIQUI MOLY Iberia, subsidiária a 100% da Alemanha, “também gostaria de expressar o nosso profundo agradecimento pelo trabalho de Peter Baumann, com tudo o que nos ajudou e nos beneficiou no nosso sucesso local”, sublinha Matthias Bleicher, chief executive officer da LIQUI MOLY Iberia.
E conclui: “Foi uma grande ajuda para colocar a imagem da marca num patamar de liderança em Portugal e Espanha. E, agora, é o momento de lhe desejarmos que disfrute muito do seu merecido tempo livre”.
Mais sobre a LIQUI MOLY aqui.