A MANN+HUMMEL, grupo alemão especializado no desenvolvimento de sistemas de filtração, elegeu a unidade de Saragoça para o fabrico, exclusivo na Europa, dos seus sistemas de ventilação para baterias de veículos elétricos: Venting Units.
“O grupo escolheu a fábrica de Saragoça com base na adequação da linha de produção, com grandes instalações equipadas com a mais recente tecnologia, mas, também, devido à localização estratégica das instalações para distribuição, bem como ao conhecimento e experiência do pessoal” explica Elena Latorre, diretora-geral da MANN+HUMMEL Ibérica.
“A previsão de inauguração desta nova linha de produção aponta para um reforço dos resultados da nossa empresa, além de permitir que nos posicionemos como parceiros dos nossos clientes na área dos veículos eletrificados”, destaca a responsável.
A função das unidades de ventilação é proteger as potentes baterias de alta tensão que constituem o núcleo da mobilidade elétrica, evitando a entrada de água e pó, compensando as diferenças de pressão causadas por alterações na temperatura ambiente ou diferenças de altitude.
Grandes flutuações de pressão podem afetar, seriamente, a estanquidade da caixa da bateria e, portanto, ter um efeito negativo no funcionamento da mesma.
Em casos extremos, as grandes flutuações serão responsáveis por permitir a desgaseificação emergencial em caso de sobrepressão no interior do sistema de baterias causada pela acumulação de gases provenientes do desgaste das células, tornando-se, assim, num elemento essencial no funcionamento das baterias.
O desenvolvimento e o futuro do negócio destas unidades de desgaseificação respondem a uma clara aposta da empresa alemã em diversificar o fabrico e comercialização de produtos focados em novas formas de mobilidade.
Mais sobre a MANN+HUMMEL aqui.