MANN+HUMMEL inaugura unidade na África do Sul

Empresa líder mundial em filtração expande produção global e reforça compromisso com o continente africano ao abrir uma nova unidade de produção na África do Sul.
Check-up Media MANN+HUMMEL headquarters

A MANN+HUMMEL, especialista líder em filtração, anunciou a mais recente adição à sua rede de fabrico mundial com a abertura de uma nova unidade de produção, em Kempton Park, nos arredores de Joanesburgo, África do Sul.

Na fase inicial, o complexo de 3.200 m2 será o epicentro do fornecimento da MANN+HUMMEL às indústrias locais de veículos comerciais, automóveis e pós-venda off-highway e industrial.

Um centro de fabrico na África do Sul é o culminar de um projeto iniciado em 2016, quando a MANN+HUMMEL identificou o país como o maior mercado automóvel do continente africano, sendo o local adequado para se estabelecer em África.

O primeiro grande marco foi a fundação de um escritório de vendas, seguido do estabelecimento de um centro de distribuição de reposição para servir a África Austral.

A visão clara de fabricar em África tornou-se, agora, realidade com a inauguração da fábrica em Joanesburgo. A instalação servirá como um centro estratégico para o mercado da África Subsariana, estabelecendo as bases para uma maior expansão nesse continente.

Check-up Media MANN-FILTER FreciousPlus
Conceito 3R

A produção local permitirá à MANN+HUMMEL reforçar a sua posição como líder do setor em toda a região. “Esta fábrica na África do Sul é um marco importante na estratégia de crescimento empresarial da MANN+HUMMEL África e este investimento demonstra o nosso claro empenho em apoiar os clientes neste mercado”, afirmou Kurk Wilks, presidente e CEO da MANN+HUMMEL, durante a cerimónia de abertura.

“Alinhada com a nossa abordagem ‘na região, para a região’, a produção regional dos nossos produtos assegura aos clientes escolhas mais competitivas e responsivas, oferecendo-lhes mais valor”, acrescentou.

A nova fábrica iniciou as suas operações em março de 2025, tendo sido criados vários postos de trabalho para a mão de obra local qualificada desde o início. O número de colaboradores aumentará ainda mais à medida que a produção atingir a capacidade máxima de três turnos.

Esta instalação será responsável pela produção de filtros de elevado desempenho para veículos comerciais, automóveis e veículos off-highway industriais.

A energia solar será amplamente utilizada nas operações diárias da central. Mantendo o objetivo de produção sustentável da empresa, esta irá, também, empregar as iniciativas 3R: reduzir, reutilizar e reciclar para garantir o mínimo impacto ambiental.

Check-up Media MANN-FILTER new online catalog
Adaptação local

“A inauguração da nova fábrica em Joanesburgo, África do Sul, é um salto de gigante para a equipa africana local. O nosso objetivo é fornecer soluções inovadoras e fiáveis, adaptadas aos mercados locais”, frisou Rostislav Khyr, COO e vice-presidente do Grupo Global Operations Transportation.

“O nosso processo de fabrico flexível e responsivo permite-nos satisfazer as necessidades específicas dos clientes do IAM na região da SADC. Estamos confiantes de que este novo capítulo trará crescimento e prosperidade à comunidade local”, reforçou.

A empresa-mãe, MANN+HUMMEL, é amplamente considerada uma das líderes no setor da filtração. A empresa, sediada na Alemanha, conta com mais de 80 anos de experiência na área.

Do ponto de vista da mobilidade, existem ofertas para o fabrico automóvel, ferroviário, marítimo, mobilidade elétrica e aeronaves. Outras ofertas incluem soluções de filtração para água, agricultura, mineração, medicina, alimentos e bebidas, bem como para as indústrias da saúde e farmacêutica.

“África é o continente que mais cresce no mundo em termos de população, com uma média de 20 anos de idade. Prevê-se que o crescimento do seu PIB esteja entre os que mais sobem no mundo nos próximos 20 anos”, deu conta Cedric Dackam, presidente e diretor geral do mercado de peças de substituição automóvel.

Check-up Media MANN-FILTER range

“Por conseguinte”, sustentou, “estamos confiantes de que a importância económica de África continuará a crescer e, como especialistas em filtração, apoiaremos este crescimento de forma sustentável”.

E foi mais longe: “Este investimento é um compromisso claro com os nossos esforços contínuos para expandir a presença em África. Estamos, atualmente, a examinar as possibilidades de compromissos adicionais noutros países africanos. Os mercados em África têm enorme potencial e oferecem à MANN+HUMMEL oportunidades de crescimento”.

Cavin Hearne, diretor-geral da MANN+HUMMEL Southern Africa, conclui: “Damos grande importância aos clientes sul-africanos e à nossa capacidade de servi-los de forma eficiente. Esta instalação e esta equipa estão empenhadas em colocar o cliente em primeiro lugar em tudo o que fazemos. A partir desta instalação, podemos proporcionar tempos de resposta mais rápidos, bem como prestar melhor serviço aos clientes da África do Sul e do sudoeste do continente”.

Mais sobre a MANN+HUMMEL aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade