powered by

MANN+HUMMEL explica tudo o que deve saber sobre filtros de habitáculo

Filtros de habitáculo sujos e sistemas de ar condicionado mal conservados “podem causar riscos à saúde”, alerta a MANN+HUMMEL.
Check-up Media MANN-FILTER FreciousPlus

Um terço do interior de cada veículo está contaminado com bactérias, mofo, partículas, pólen e gases nocivos. Na Alemanha, uma nova diretriz VDI e ZDK define requisitos para fornecer ar saudável nos automóveis a longo prazo. “Um sistema de ar condicionado é indispensável para muitas pessoas quando conduzem em climas quentes”, avisa a MANN+HUMMEL, em comunicado.

“Para garantir que o ar limpo flua para o interior do veículo, tanto o evaporador como o filtro de habitáculo devem passar por manutenção ou ser substituídos regularmente. No entanto, os intervalos de manutenção muitas vezes não são respeitados, uma vez que a maioria dos condutores não os conhece”, explica.

“Filtros de habitáculo sujos e sistemas de ar condicionado mal conservados podem causar riscos à saúde. A nova diretriz 6032, folha 1, emitida pela VDI (Associação de Engenheiros Alemães) e pela ZDK (Associação Alemã do Comércio Automóvel) pretende remediar esta situação. Regula os requisitos de higiene para a tecnologia de ventilação em automóveis e camiões”, sublinha.

MANN-FILTER FreciousPlus

Andreas Winkens, presidente da Comissão de Diretrizes VDI para higiene do ar em veículos, explica que “na nova diretriz, definimos vários parâmetros para garantir que o ar aspirado para dentro dos veículos seja higienicamente limpo. Estes incluem, entre outras coisas, a limpeza do sistema de ar condicionado, intervalos de mudança de filtros de habitáculo, como esses filtros devem ser substituídos e, claro, a qualidade dos filtros, porque os filtros de habitáculo nos veículos devem, de facto, impedir a entrada de todos os alergénios indesejados”, diz.

E continua: “Gases nocivos e partículas nocivas entram no interior do veículo através do sistema de ventilação e colocam em risco a saúde do condutor e dos ocupantes. Não estamos a falar de casos individuais, mas de um fenómeno de massa, uma vez um terço de cada automóvel está marginalmente ou fortemente contaminado”.

Andreas Winkens recomenda substituir filtro e limpar os componentes relevantes anualmente. Caso contrário, os proprietários de automóveis conduziriam com microrganismos no seu sistema de ventilação.

Check-up Media MANN-FILTER FreciousPlus

“O ar saudável do sistema de ar condicionado só pode ser garantido através da limpeza adequada do evaporador e da área em redor do filtro de pólen após uma mudança oportuna do filtro. Isto não é apenas uma questão de conforto, mas um fator chave para a saúde e segurança”, acrescenta o responsável, em comunicado.

David Keerl, especialista em materiais de filtros biofuncionais da MANN+HUMMEL e um dos principais contribuidores para a revisão da nova diretriz, confirma isso: “É realmente essencial mudar, regularmente, o filtro de habitáculo uma vez por ano ou a cada 15 mil km. E é melhor mudar substituindo-o por um filtro de habitáculo altamente eficiente, como o nosso MANN-FILTER FreciousPlus biofuncional”, enfatiza.

“Ao filtrar mofo, germes, bactérias e pólen, gera ar limpo e saudável para os passageiros do veículo e, também, protege o sistema de ar condicionado contra contaminação. O que prolonga a vida útil do sistema de ar condicionado porque evita a formação de depósitos na estrutura fina do evaporador e mantém a capacidade total de refrigeração e aquecimento do sistema”, sublinha o responsável.

Filtros contaminados

O coração de um filtro de habitáculo é o meio filtrante. Com o tempo e com o aumento da contaminação, este meio obstrui lentamente e forma-se um “bolo de filtro” nas pregas. “Em filtros muito contaminados, a humidade presente no material também aumenta. O que cria um terreno fértil para germes e contamina o filtro e as imediações, mesmo quando o sistema de ar condicionado não está ativo”, adianta a empresa.

“A taxa de fluxo de ar também cai cada vez mais. Se isto afetar a potência do ventilador, o risco de acidentes aumenta porque os vidros embaciam mais rapidamente e forma-se uma perigosa película gordurosa e ofuscante. Os filtros de habitáculo só podem realizar o seu trabalho meticuloso de limpeza perfeitamente se forem substituídos imediatamente no intervalo de manutenção recomendado”, acrescenta a mesma fonte.

O especialista global em filtração MANN+HUMMEL de Ludwigsburg, na Alemanha, oferece proteção eficaz contra ar contaminado com os seus filtros de habitáculo FreciousPlus de elevada qualidade com carimbo do equipamento de origem. “Cada filtro de habitáculo vem com instruções de instalação detalhadas e fáceis de entender”, salienta ainda a empresa.

E conclui: “Muitos veículos podem ser facilmente atualizados com filtros de habitáculo biofuncionais FreciousPlus. Ao substituir o filtro, o mecânico simplesmente insere o FreciousPlus mais eficaz, no lugar do filtro de habitáculo anterior”.

Mais sobre a MANN+HUMMEL aqui.

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade

Internacional