“Contribuir a preservação da sustentabilidade ambiental é uma das linhas seguidas pelo trabalho de I+D+i realizado pela MANN+HUMMEL na conceção de novas soluções de filtração”, avança a empresa, em comunicado.
E, por ocasião do Dia Mundial da Saúde Ambiental, a empresa especializada em sistemas de filtração quer “destacar tudo o que os especialistas em I+D+I, em qualquer área, fazem como contributo para a manutenção do ar limpo que respiramos”, sublinha.
Entre os desenvolvimentos da empresa alemã, destaca-se o filtro PureAir, “projetado para ser integrado, de série, na dianteira dos veículos ou para ser instalado posteriormente, fixando-o no teto ou na parte inferior do veículo, com capacidade de sucção de até 2.000 m3 por hora”, explica a MANN+HUMMEL.
“E o facto é que, durante a condução, todos os veículos, mesmo os elétricos, emitem finas partículas de poeira. Estas emissões de partículas devem-se, principalmente, à fricção e ao desgaste dos pneus, dos travões e da estrada”, enfatiza.
“Assim, em áreas com elevada poluição, o PureAir compensa largamente as emissões de uma viatura, com, por exemplo, um veículo de entrega, ao longo de um ano. Além disso, outros veículos, como táxis, camiões de lixo ou carrinhas, também poderiam transportar este dispositivo, compensando, assim, as suas emissões”, salienta.
“Comedores de partículas”
“Os cartuchos desses ‘comedores de partículas’ usam meios filtrantes de nanofibras capazes de capturar mais de 95% das partículas inferiores a 10 mícrones e até mais de 80% das partículas menores do que 2,5 mícrones. Desta forma, o sistema PureAir consegue compensar mais de 70% das emissões deste tipo de partículas”, afirma a empresa,
“Da mesma forma”, acrescenta, “graças ao ventilador integrado, este filtro de partículas finas de poeira é capaz de limpar o ar circundante mesmo quando o veículo não está em funcionamento, como nos momentos de recarga da bateria nos modelos elétricos”.
E vai mais longe: “Seguindo este conceito de filtração, já em 2021, a MANN+HUMMEL desenvolvera um sistema específico para a carrinha Mercedes-Benz Sustaineer, composto por dois filtros, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, cuja função é limpar o ar por onde ele passa, permitindo compensar as emissões de partículas PM10 em mais de 50% e, mesmo quando parado, aspirar a poluição em redor do veículo com um consumo de apenas 160 Watt graças à eficiência do ventilador e a uma perda de pressão otimizada do filtro”, defende.
Antecipar legislação
Este inovador sistema de filtração assume especial importância face à futura entrada em vigor da regulamentação Euro 7, que, pela primeira vez, regulará a emissão de partículas ultrafinas provenientes do desgaste dos travões e dos pneus.
“Com tudo isto, a MANN+HUMMEL junta-se à comemoração do Dia Mundial da Saúde Ambiental, a 26 de setembro, com a firme intenção de continuar a trabalhar para a sustentabilidade ambiental a longo prazo através do desenvolvimento de soluções que visam a melhoria da qualidade do ar e a utilização de materiais reciclados”, conclui.
Mais sobre a MANN+HUMMEL aqui.