A mudança climática é dos maiores perigos que a humanidade enfrenta e requer ação urgente. De acordo com o Eurostat, gabinete de estatística da União Europeia, o tráfego de veículos comerciais foi responsável por cerca de 38% das emissões de CO2 do trânsito rodoviário em toda a EU, no ano de 2019.
“O setor automóvel deve, também, contribuir para os objetivos climáticos e energéticos da UE e reduzir as suas emissões de CO2. É aqui que os combustíveis sintéticos podem desempenhar o seu papel”, refere a MANN-FILTER, em comunicado.
“Estes podem ser produzidos de forma sustentável a partir de biomassa – por exemplo, palha – ou resíduos orgânicos, como óleo vegetal usado. Eletrocombustíveis ou e-combustíveis consiste em combustíveis sintéticos produzidos através de eletricidade renovável a partir de água e dióxido de carbono, por exemplo. Os combustíveis sintéticos permitem a operação neutra em Gases com Efeito Estufa de motores convencionais a gasolina e Diesel”, acrescenta.
A marca premium MANN-FILTER, do especialista global em filtragem MANN+HUMMEL já oferece vários filtros de combustível para veículos comerciais compatíveis com combustíveis sintéticos. Björn Schmid, diretor de Desenvolvimento de Materiais da MANN+HUMMEL, explica que “os combustíveis sintéticos podem ser agressivos para alguns tipos de vedantes de elastómero e libertar plastificantes do anel de vedação do filtro de combustível. Como resultado, o vedante pode perder até 10% do seu volume. Na pior das hipóteses, pode até fazer com que o combustível escorra e o filtro se solte durante a condução”.
Os materiais de vedação nos filtros de combustível MANN-FILTER para combustíveis sintéticos, de acordo com a norma DIN EN 15940, já testados, são ideais para a aplicação e dispõem das aprovações OE relevantes, “uma vez que garantem uma retenção permanente e uma vedação completa do filtro”, sublinha a empresa alemã.
“A MANN+HUMMEL já iniciou a produção em série destes filtros de combustível altamente eficientes para vários fabricantes de veículos comerciais. No mercado de reposição automóvel independente, por exemplo, o MANN-FILTER WK 11 052 está disponível em qualidade de equipamento original para camiões Volvo e Renault. Este é apenas um dos filtros de combustível MANN-FILTER para combustíveis sintéticos, estando a gama a ser, constantemente, alargada”, acrescenta.
“A mobilidade do futuro certamente consistirá num mix de diferentes tecnologias de acionamento. E os combustíveis líquidos serão necessários por muito tempo, como na área do transporte de mercadorias pesadas de longa distância. Aqui, os combustíveis sintéticos podem dar uma contribuição adicional para uma proteção climática eficaz nessa atividade”, afirma Björn Schmid.
Mais sobre a MANN+HUMMEL aqui.






