MANN-FILTER: filtração do futuro inspira-se na natureza

Marca apresenta novos filtros impregnados com matérias-primas vegetais para redução de CO2, fabricados com energia renovável e embalados em material sustentável e reciclado.
Check-up Media MANN-FILTER inspired by nature

“A indústria automóvel está a enfrentar enormes desafios. As crescentes exigências de sustentabilidade, as crescentes expectativas dos clientes e as mudanças no comportamento dos consumidores ‘chocam’ com a necessidade de eficiência económica”, começa por enquadrar a MANN-HUMMEL.

A especialista global em filtração MANN+HUMMEL tem uma longa tradição no desenvolvimento de tecnologias novas e inovadoras. O tema da sustentabilidade está firmemente ancorado na filosofia da empresa e faz parte do ADN da sua marca premium MANN-FILTER.

Com uma nova inovação de produto feita a partir de matérias-primas renováveis ​​— ao mesmo preço e com o mesmo desempenho — a líder tecnológica está a dar um grande passo em frente.

Mas não se fica por aí. Pela quarta vez consecutiva, a empresa familiar sediada em Ludwigsburg recebeu uma medalha de ouro da EcoVadis, o principal fornecedor independente de classificações de sustentabilidade para empresas do mundo, pelo compromisso assumido com essa área.

A MANN+HUMMEL é, também, membro da iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas e publica um relatório anual de sustentabilidade que documenta de forma transparente o progresso da sua transformação sustentável.

Check-up Media MANN-FILTER fuel
Matérias-primas renováveis

Os filtros com meio de celulose foram previamente impregnados com resina fenólica de origem fóssil, o que lhes confere estabilidade, rigidez e resistência química. O especialista em filtração substituiu parcialmente este tratamento à base de óleo bruto pela matéria-prima vegetal lignina, um produto natural contido na madeira.

“A lignina é o que torna a madeira estável e, também, pode ter o mesmo efeito no meio filtrante. Esta tecnologia está a ser utilizada inicialmente em filtros de ar e de óleo MANN-FILTER selecionados — mais filtros serão disponibilizados em breve”, revela.

“Como resultado, a MANN+HUMMEL está a reduzir a pegada de CO2 da impregnação de lignina relevante durante a produção até 5% em comparação com a impregnação de resina fenólica regular”, acrescenta.

“Além disso”, diz, “tal reduz a quantidade de petróleo bruto utilizada para a impregnação em cerca de 27%. O cálculo dos valores de CO₂ e o método de cálculo para determinar a poupança de crude foram verificados e validados externamente pela ClimatePartner”.

E vai. mais longe: “A ClimatePartner é uma organização alemã que apoia as empresas no cálculo, redução e compensação das emissões de CO₂ e oferece selos de neutralidade climática. Graças à mudança para lignina, o filtro de ar MANN-FILTER C 17 237, por exemplo, permite poupar 3,93 toneladas de CO₂ e mais de 4.500 litros de crude anualmente, com base nos números de vendas de 2024”.

Check-up Media MANN+HUMMEL headquarters
Impregnação melhorada

O material utilizado provém de fontes certificadas. A lignina é produzida em grandes quantidades como resíduo na produção de papel e celulose — são geradas vários milhões de toneladas em todo o mundo a cada ano.

No mercado de pós-venda independente, estes filtros de ar inovadores e mais sustentáveis ​​estão, agora, disponíveis como aplicações MANN-FILTER para quase 70 milhões de automóveis e camiões na Europa, enquanto os filtros de óleo estão prontos a utilizar em quase 17,6 milhões de veículos.

A impregnação melhorada será, agora, incorporada em produtos de séries definidas. Cada vez mais produtos MANN-FILTER estão a ser, gradualmente, convertidos em lignina.

“Isto significa que os clientes não têm de escolher entre versões diferentes, não precisam de espaço de armazenamento adicional e não precisam de números de peças adicionais”, explica Lars Spelter, engenheiro-chefe de materiais de filtração da MANN+HUMMEL.

“Tudo deve ser mantido o mais simples possível para os nossos clientes. Externamente, os filtros parcialmente impregnados com plantas diferem dos convencionais. São ligeiramente acastanhados devido à cor característica da lignina que contêm e têm um odor agradável e natural”, dá conta.

“Os produtos inovadores são fáceis de reconhecer pelo pictograma de folha verde na embalagem. A nossa impregnação de lignina é um exemplo bem-sucedido de como metas ambiciosas de redução de CO2 no desenvolvimento de produtos também podem ser implementadas em produtos em série”, enfatiza.

Check-up Media MANN-FILTER FreciousPlus
Desempenho e sustentabilidade

Os novos filtros inovadores combinam a sustentabilidade com um elevado desempenho consistente na qualidade habitual do equipamento de origem, cumprindo os requisitos mais rigorosos da indústria automóvel.

Para uma abordagem holisticamente sustentável, não são apenas os componentes e os materiais de um filtro que devem ser incluídos no balanço ambiental, mas, também, o seu processo de fabrico.

Para reduzir ainda mais as emissões de CO2 durante a produção, a MANN+HUMMEL utilizará apenas eletricidade de fontes renováveis ​​ou uma combinação de eletricidade verde e certificados e garantias de origem de centrais hidroelétricas, solares ou eólicas a partir de 2025.

As fontes de energia para a geração de calor de processo também serão neutras em CO2 a partir de 2035, a fim de atingir um marco significativo na produção sem CO2.

A embalagem MANN-FILTER oferece outra abordagem para melhorar a pegada ecológica. O especialista global em filtração conta com, pelo menos, 90% de cartão reciclado de fontes de matéria-prima certificadas na sua maior fábrica de filtros em Marklkofen, na Alemanha

Check-up Media MANN-FILTER new online catalog
Futuro verde

“Para a caixa verde e amarela, confiamos, de forma consiste, em materiais sustentáveis ​​e utilizamos tintas à base de óleo vegetal sem óleo mineral, bem como adesivos e revestimentos à base de água”, afirma Marian Anton, gestora de desenvolvimento de negócios da MANN+HUMMEL.

Segundo diz, “também damos grande valor à conservação de recursos na produção: mais de 95% dos resíduos gerados durante a produção dos nossos filtros são reciclados. Isto significa que quase todos os resíduos de produção são reciclados material ou termicamente”.

“Mesmo com a crescente proliferação de carros elétricos mais sustentáveis, a contribuição dos motores de combustão para alcançar a neutralidade climática até 2050 continua a ser importante e necessária”, sublinha Marian Anton.

“Afinal, embora apenas os automóveis novos sem emissões de CO2 sejam registados na UE a partir de 2035, milhões de automóveis de passageiros e veículos comerciais com motores a gasolina ou a gasóleo ainda estarão em utilização, não só na UE, mas em todo o mundo”, alerta.

“As nossas soluções de filtração desempenham, portanto, um papel crucial na melhoria da sustentabilidade dos veículos novos e existentes, especialmente os motores de combustão”, sustenta.

A mudança da nossa marca premium global MANN-FILTER para produtos tratados com lignina é o próximo passo para filtros mais sustentáveis. Outras características de produtos inovadores e mais sustentáveis ​​já estão a ser desenvolvidas e algumas serão mesmo lançadas no mercado este ano. A sustentabilidade não é uma tendência para nós, mas sim parte do nosso ADN”, afirma.

“Com a nossa forte marca MANN-FILTER, queremos apoiar os nossos clientes para que possam operar e viver de forma mais sustentável. Agora e no futuro”, conclui Marian Anton.

Mais sobre a MANN-FILTER aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade