powered by

MANN-FILTER apresenta novo filtro de óleo para comerciais elétricos

Responde pelo nome de W 7071 o novo filtro de óleo com qualidade OE para veículos comerciais elétricos que a MANN-FILTER coloca à disposição do aftermarket independente.

“Ao contrário de algumas opiniões, a maioria dos veículos elétricos tem uma transmissão alojada, sendo conhecido como e-axle. Trata-se de uma solução compacta para o acionamento elétrico de veículos movidos a bateria e aplicações em veículos híbridos. Motor elétrico, eletrónica de potência e transmissão são combinados numa unidade compacta, que aciona diretamente o eixo do veículo”, começa por explicar o comunicado.

“Para dar resposta aos novos requisitos da mobilidade elétrica quando se trata de filtragem de óleo, a especialista mundial em filtração MANN+HUMMEL desenvolveu novos filtros de óleo de transmissão para fornecer refrigeração e lubrificação perfeitas do e-axle. Para veículos comerciais no aftermarket independente, um desses filtros de óleo de transmissão está disponível como MANN-FILTER W 7071 para Mercedes-Benz eActros 300 e eActros 400”, acrescenta.

Segundo diz, “como todos os componentes da transmissão estão integrados no eixo elétrico, um circuito de óleo é suficiente para refrigeração e lubrificação. No entanto, esta é uma vantagem que apresenta um senão: como o óleo entra em contacto com componentes mecânicos e eletrónicos, partículas metálicas e lascas da transmissão podem acabar na eletrônica de potência e no motor elétrico, causando danos”.

Quer isto dizer que “o e-axle só funciona se essas partículas forem removidas do sistema de forma eficiente, rápida e permanente. Tal como acontece com muitas transmissões convencionais, o foco está na separação de partículas: um filtro é necessário para isso”.

O filtro de óleo de transmissão MANN-FILTER W 7071 está equipado com o novo meio filtrante MULTIGRADE O-eM 50, especialmente adaptado às necessidades de óleo para lubrificação e refrigeração de eixos elétricos. O meio filtrante totalmente sintético funciona da seguinte forma: as perdas de pressão são reduzidas em, aproximadamente, 50%. Portanto, são, significativamente, menores em comparação com os filtros de óleo de transmissão convencionais com meio de celulose.

Check-up Media MANN+HUMMEL building

Outro efeito positivo: pressões diferenciais significativamente reduzidas fazem com que a válvula de derivação abra com tempos mais curtos e com menos frequência. Isso permite que um fluido mais filtrado e limpo chegue às áreas que requerem lubrificação, garantindo uma vida útil mais longa da transmissão. A baixa pressão diferencial também significa menores requisitos de energia para todo o sistema e tem um efeito benéfico na autonomia dos veículos elétricos.

“O meio filtrante totalmente sintético também é caracterizado por uma resistência química significativamente maior à quebra durante o período de utilização, razão pela qual o filtro é adequado para intervalos de manutenção muito longos de acordo com as especificações do fabricante do veículo”, pode ler-se no comunicado.

“Além disso”, refere, “o W 7071 dispõe de elevado grau de separação: 99,5% com tamanho de partícula de 50 µm. Para estabelecermos uma comparação, refira-se que um cabelo humano tem um diâmetro de 50–100 µm”.

O filtro de óleo da transmissão da MANN+HUMMEL já está a ser produzido em série para o e-axle de um fabricante de veículos comerciais. Desde maio de 2022 que o novo filtro está, também, disponível no aftermarket independente, ampliando a vasta gama de produtos MANN-FILTER.

Mais sobre a MANN-FILTER aqui.

Vicauto
Febi TruckAser aftermarket AutomotiveMewaStratioMercedez EQE BannerMF Pinto Import. export peças, S.A.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Equipamentos

Em estrada