A MAN Truck & Bus está determinada em reorganizar a gestão do seu negócio de autocarros como parte de um pacote abrangente de medidas para transformar a unidade. “No papel recentemente criado de “Responsável de Autocarros” (HoB), Barbaros Oktay assumirá a responsabilidade empresarial global da unidade de autocarros”, começa por dar conta o comunicado.
“Barbaros Oktay (foto acima) reportará, diretamente, ao CEO da MAN, Alexander Vlaskamp, e terá responsabilidade organizacional direta pela gestão das unidades de Engenharia, Produção e Vendas de Autocarros”, acrescenta.
“O CFO (Chief Financial Officer), o Bus CHRO (Chief Human Resources Officer) e o Bus CPO (Chief Procurement Officer), que também foram, recentemente, criados na organização de autocarros, atuam como parceiros comerciais do HoB”, sublinha a empresa.
“Barbaros Oktay é um gestor com experiência internacional e competência comprovada. A sua principal tarefa será implementar, consistentemente, o nosso pacote abrangente de medidas para melhorar os lucros e tornar o negócio dos autocarros novamente rentável de forma sustentável”, refere Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus SE.
“Para garantir que isto seja bem-sucedido, reforçámos, significativamente, o papel do responsável pelo negócio de autocarros e a responsabilidade empresarial global pelo negócio de autocarros da MAN”, acrescenta.
E vai mais longe: “Em nome de todo o Conselho Executivo, gostaria de dar as boas-vindas a Barbaros Oktay na seua nova função e desejar-lhe muito sucesso nesta tarefa. Afinal, o negócio dos autocarros continuará a ser uma parte importante da carteira de produtos da MAN no futuro – juntamente com camiões, carrinhas e motores, bem como serviços relacionados com o transporte de passageiros e de carga”.
Medidas abrangentes
As vendas no negócio dos autocarros caíram de cerca de 7.400 unidades em 2019 para cerca de 4.600 unidades em 2021. A situação também se manteve tensa no último exercício financeiro de 2022. Embora as vendas tenham aumentado em cerca de 180 unidades, para cerca de 4.800 veículos em comparação com 2021.
“Mas a recuperação, especialmente no mercado dos autocarros, que foi particularmente atingido pela crise pandémica, continua a ser lenta. Além da guerra na Ucrânia, existem outros desafios devido à indefinição da situação económica global na Europa e ao aumento associado dos custos de matérias-primas e energia”, explica o comunicado.
“Para uma reviravolta bem-sucedida no negócio dos autocarros, a MAN definiu medidas abrangentes para melhorar os ganhos, incluindo ações para melhorar tanto os custos como as vendas. Com o realinhamento organizacional, outro passo importante está a ser dado para conduzir o negócio de autocarros de volta ao caminho do sucesso”, reforça a MAN Truck & Bus.
O CEO Alexander Vlaskamp está convencido de que o negócio de autocarros da MAN pode olhar para o futuro com confiança, apesar da situação tensa: “A MAN tem uma das mais modernas e inovadoras carteiras de autocarros urbanos, interurbanos e de turismo do mercado”, assegura.
E conclui: “Os veículos multipremiados são extremamente bem recebidos pelos operadores, condutores e passageiros. Estes grandes produtos, a nossa equipa altamente motivada e a proximidade aos nossos clientes são os melhores pré-requisitos para um desenvolvimento positivo no segmento dos autocarros”.
Mais sobre a MAN Truck & Bus aqui.