Os representantes da administração e dos colaboradores da MAHLE chegaram a um acordo para fortalecer a viabilidade futura das unidades do grupo na Alemanha. O núcleo do acordo incide sobre um processo para o desenvolvimento de conceitos futuros para as localidades individuais com a participação dos sindicatos e do conselho de trabalhadores como parte do diálogo de transformação da MAHLE. Além disso, “prevê a garantia de emprego e qualificação para os cerca de 10.500 colaboradores”, garante a empresa, em comunicado.
O futuro acordo coletivo está em vigor desde o dia 1 de agosto de 2023 e vigora até 31 de dezembro de 2025. “A MAHLE está no caminho da transformação. Neste contexto, as nossas instalações alemãs enfrentam desafios particularmente grandes. Com este acordo inovador, podemos agora prosseguir, ativamente, com a projeção conceitos individuais e urgentemente necessários para o futuro de nossas fábricas aqui”, afirma Arnd Franz, presidente do Conselho de Administração e CEO da MAHLE.
“Estou satisfeito que os parceiros de negociação tenham conseguido chegar a um acordo sobre os instrumentos adequados para a transformação do grupo na Alemanha. O acordo combina segurança com uma nova dinâmica para moldar o futuro da melhor maneira possível e, assim, criar boas condições”, refere Beate Bungartz, membro do Conselho de Administração e diretora de Recursos Humanos.
Boris Schwürz, presidente do Conselho Geral dos Trabalhadores da MAHLE, por sua vez, expressa a sua satisfação com o resultado das negociações: “O acordo coletivo leva-nos a um novo caminho para garantir que a MAHLE permaneça competitiva no futuro e que o emprego seja garantido, na Alemanha”.
Segundo diz, “no entanto, este acordo também é um sinal claro para todos os locais para lidar intensamente com os processos de definição de metas e projetar conceitos para o futuro. Os acordos da empresa sobre o futuro apoiam e enquadram esse processo. Tal inclui, por exemplo, medidas para garantir o emprego, como proteção contra demissão e aposentadoria parcial, bem como a promoção de qualificação e formação”.
Já Matthias Fuchs, negociador-chefe do sindicato IG Metall Baden-Württemberg, vê uma grande oportunidade no acordo. “O acordo coletivo oferece segurança para os colaboradores e dá-lhes muitas oportunidades de desempenhar um papel decisivo na transformação da MAHLE nos seus interesses”.
E conclui: “Esta oportunidade deve, agora, ser aproveitada. Como IG Metall em Baden-Württemberg, já estamos ativamente em andamento com a ‘Team ‘Transformation’ nestes locais. Com a verificação futura e a participação dos colegas, iniciamos, agora, os processos de definição de metas”.
Mais sobre a MAHLE aqui.