Na fábrica espanhola de Montblanc, perto de Barcelona, a MAHLE ligou o sistema fotovoltaico mais potente do grupo, com um pico de 2.200 kWp, à rede. O recinto, de 10.000 m2, com uma produção anual de cerca de 3.000 MWh, reduz cerca de 700 toneladas métricas de CO2 por ano.
Em todo o grupo, é a quinta unidade solar que produz “energia verde”. As outras incluem uma instalação em Parma, Itália, e outra numa fábrica próxima à capital da Índia, Nova Deli.
A MAHLE atingiu, assim, o próximo marco no seu plano de redução de CO2 e torna-se, cada vez mais independente dos combustíveis fósseis e dos preços flutuantes no mercado de energia. A empresa planeia alcançar uma produção neutra em carbono em todas as suas fábricas até 2040.
“Planeamos e construímos o sistema fotovoltaico durante cerca de um ano. Com ele, podemos cobrir perto de 10% das nossas necessidades anuais de energia e reduzir, significativamente, as nossas emissões de CO2”, refere Roger Gombau, diretor da fábrica da MAHLE Montblanc.
A energia dos seus próprios sistemas fotovoltaicos é apenas uma medida na estratégia de CO2 da MAHLE, que o grupo está a impulsionar com um elevado nível de comprometimento financeiro. Além disso, o grupo planeia, por exemplo, aumentar ainda mais a eficiência energética na produção e no desenvolvimento, obter energia neutra para o clima ou compensar as emissões restantes.
Na unidade de Montblanc, Espanha, cerca de 800 colaboradores fabricam componentes de gestão térmica e sistemas de aquecimento e refrigeração que são usados tanto em veículos elétricos como em veículos com acionamento convencional.
A gestão térmica é uma das principais áreas da MAHLE no caminho para a mobilidade sustentável, que desempenha um papel importante na eletrificação.
Mais sobre a MAHLE aqui.