A MAHLE iniciou, com sucesso, a produção do seu novo sistema de acionamento X20 para e-bikes na unidade de Šempeter pri Gorici, na Eslovénia. As primeiras entregas aos clientes já foram feitas. O sistema X20 garantirá um forte crescimento de vendas para a unidade de fabrico nos próximos anos.
Com um peso inferior a 3,2 kg, incluindo a bateria e a unidade de controlo, o X20 é o sistema de acionamento para e-bike mais leve do mercado. O novo produto foi desenvolvido pela MAHLE Smartbike Systems, em Palencia, Espanha.
“Estamos muito satisfeitos que a industrialização do X20 tenha sido tranquila e que já tenhamos sido capazes de entregar os primeiros motores de e-bike produzidos na unidade de Šempeter pri Gorici aos clientes”, afirmou Armin Messerer, vice-presidente de Mecatrónica, também responsável pela divisão E-Bike Drive Systems da MAHLE.
“Com o nosso sistema de acionamento X20, que pode ser instalado virtualmente de forma invisível no quadro e no cubo, oferecemos aos clientes um produto de primeira classe que estabelece um novo padrão em termos de relação potência/peso”, acrescentou.
O sistema de acionamento ultraleve X20 da MAHLE surge perfeitamente adaptado ao design das bicicletas de todo-o-terreno, de estrada e e-bikes urbanas. O motor do cubo fornece 23 Nm diretamente à roda, uma potência comparável à de um motor de acionamento intermédio com 55 Nm de binário.
Equipado com um sofisticado pacote de sensores que mede aceleração, velocidade, binário, temperatura e taxa de pedalada, o X20 também utiliza inteligência artificial para adaptar continuamente a condução à pessoa que está sentada no selim.
Nesse sentido, o X20 oferece uma experiência de ciclismo perfeitamente personalizada, além de uma sensação de pedal absolutamente natural, semelhante à de uma bicicleta desportiva convencional de elevado desempenho. A nova unidade da MAHLE oferece o suporte sem ruído que os ciclistas de e-bike necessitam.
O mercado de e-bikes está a crescer continuamente, abrindo, assim, novas oportunidades de vendas para a unidade de desenvolvimento e produção da MAHLE, em Šempeter pri Gorici, tanto para o sistema X20 como para a próxima geração de acionamentos de e-bike.
O local faz parte da unidade de negócios de Eletrónica e Mecatrónica da MAHLE, que assegurou um crescimento de 15% nas vendas no ano comercial de 2021. A carteira de clientes da unidade de negócios do grupo de tecnologia de Estugarda inclui, agora, cerca de 300 fabricantes.
Šempeter pri Gorici é um dos centros nevrálgicos de desenvolvimento e produção de sistemas de acionamento elétrico, desempenhando um papel fundamental na transformação da MAHLE em tornar-se num dos principais fornecedores de componentes para mobilidade elétrica.
Os acionamentos elétricos produzidos na Eslovénia são utilizados em variantes híbridas e elétricas de veículos de logística, veículos de duas rodas e automóveis.
Mais sobre a MAHLE aqui.