powered by

MAHLE desenvolve motor elétrico altamente eficiente sem íman

Dispensa o recurso a elementos raros existentes no planeta e anuncia uma eficiência superior a 95%, só ao alcance dos monolugares que alinham na Formula E.

A MAHLE encontra-se a desenvolver um novo tipo de motor elétrico, sem íman, que dispensa o recurso a elementos raros existentes no planeta. O que torna não apenas a produção mais compatível com o ambiente, como traz, também, vantagens em termos de custos e segurança de recursos.

A característica central do novo motor é a transmissão de potência indutiva (portanto, sem contacto), que permite que o motor opere sem desgaste e de forma particularmente eficiente a velocidades elevadas.

A eficiência anunciada está acima dos 95% em quase todos os pontos operacionais, nível que, até aqui, apenas era alcançado pelos monolugares que alinham na Formula E.

A MAHLE consegue, assim, combinar os pontos fortes de vários conceitos de motores elétricos num único produto. Este novo desenvolvimento é facilmente escalável, o que significa que pode ser utilizado em várias tipologias de veículos, desde subcompactos a comerciais.

“Com o nosso novo motor elétrico, estamos a cumprir a responsabilidade que assumimos como empresa que opera de forma sustentável”, disse Michael Frick, presidente interino do Conselho de Administração e CFO da MAHLE.

Sabia que…

em 2020, a MAHLE registou vendas de, aproximadamente, 9,8 mil milhões de euros e está representada em mais de 30 países, com mais de 72 mil colaboradores em 160 locais de produção e 12 grandes centros de pesquisa e desenvolvimento?

“A dispensa de ímanes e, em consequência, da utilização de elementos raros existentes no planeta, oferece um grande potencial, não só do ponto de vista geopolítico, como, também, no que diz respeito ao uso responsável da natureza e recursos”, acrescenta.

Já Martin Berger, vice-presidente de Pesquisa Corporativa e Engenharia Avançada da MAHLE, refere que “o nosso motor sem íman pode ser, certamente, descrito como uma inovação, porque oferece várias vantagens que ainda não foram combinadas num produto deste tipo. Como resultado, podemos oferecer aos clientes um produto com excelente eficiência a um custo comparativamente baixo”.

O novo motor de tração da MAHLE é altamente eficiente em quase todos os pontos de operação e demonstra as suas vantagens em segmentos onde os veículos são utilizados em condições reais de trânsito rodoviário.

Este novo componente também se caracteriza pelo seu elevado grau de durabilidade, uma vez que a transmissão das correntes elétricas entre as partes rotativas e estacionárias no interior do motor ocorre sem contacto e, portanto, sem desgaste. O que dispensa manutenção e torna o novo motor elétrico adequado para uma ampla gama de aplicações.

Durante o desenvolvimento, a MAHLE recorreu a um processo de simulação inovador, no qual vários projetos de motores são ajustados em conjunto com diferentes parâmetros até que seja encontrado o ideal.

Abordagem que é, significativamente, mais rápida e menos dispendiosa do que os processos convencionais. Desta forma, a MAHLE está a contribuir para criar, rapidamente, as condições técnicas necessárias para o avanço da mobilidade elétrica de forma sustentável em todo o mundo.

Mais sobre a MAHLE aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Autozitania

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Internacional