A MAHLE desenvolveu um novo kit de tecnologia para motores elétricos que combina as vantagens dos seus propulsores SCT e MCT de referência. O “motor perfeito” combina potência de pico permanentemente alta, transmissão de energia sem contacto e, portanto, livre de desgaste, ausência de terras raras e eficiência máxima.
“Com esta caixa de ferramentas de tecnologia exclusiva para motores elétricos, podemos oferecer aos nossos clientes soluções de eletrificação personalizadas para qualquer classe de veículo, aplicação ou até mesmo filosofia de marca”, afirma Arnd Franz, presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo MAHLE.
A eletrificação é um campo futuro dentro da estrutura da estratégia do Grupo MAHLE 2030+. Outros campos incluem a gestão térmica e motores de combustão verdes eficientes. A MAHLE apresentará o novo kit de tecnologia e outras inovações técnicas para mobilidade sustentável no IAA Mobility em Munique, entre os dias 4 e 10 de setembro de 2023.
“O motor elétrico MCT é caracterizado pela elevada durabilidade, porque a transmissão necessária de correntes elétricas entre as partes rotativas e estacionárias dentro do motor é sem contacto e livre de desgaste. Portanto, o motor é livre de manutenção e adequado para uma ampla gama de aplicações”, explica a empresa, em comunicado.
Com o motor elétrico SCT, a MAHLE dispõe do motor elétrico “mais duradouro” da sua gama. “O motor de tração pode operar em alta potência durante um período de tempo ilimitado. Este salto tecnológico foi possível graças a um novo conceito de refrigeração. O inovador arrefecimento de óleo integrado não apenas torna o motor elétrico robusto, como, também, permite que o calor residual gerado seja usado no sistema geral do veículo.
“O novo motor elétrico é incomparável no seu tamanho pequeno, peso leve e eficiência. O design extremamente compacto também resulta numa vantagem de custo e peso de material – um motor mais leve requer menos material na produção e, ao mesmo tempo, aumenta a carga útil possível em veículos comerciais”, revela a MAHLE, no mesmo comunicado.
O motor elétrico MCT apresenta elevada eficiência numa ampla faixa de velocidade/binário. O motor elétrico SCT, por outro lado, é projetado para alcançar as mais altas eficiências nos principais pontos de operação otimizados.
“Outro ponto forte do motor elétrico SCT é a sua elevada potência contínua. Isso é – apesar do design muito compacto e leve – 93 a 100% da sua potência de pico, como provam os resultados das medições. Esta relação sem precedentes, única no mercado, permite a sua utilização em veículos elétricos de todos os tipos, mesmo em condições muito exigentes”, pode ler-se no documento.
“Exemplos clássicos incluem a condução de um camião elétrico sobre passagens em montanha ou a aceleração repetida de um veículo de passageiros elétrico movido a bateria. Esses cenários são cobertos apenas de forma limitada pelos motores elétricos disponíveis até ao momento”, reforça a mesma fonte.
MAHLE no IAA Mobility 2023
O stand da MAHLE no IAA pode ser encontrado no centro de exposições de Munique (Summit), no Pavilhão A2. Além disso, o grupo de tecnologia apresentará o seu novo sistema de posicionamento automatizado para carregamento sem fio na Testing Area, no Pavilhão C2. Outro veículo de demonstração permitirá que os visitantes experimentem a qualidade do ar perfeita no interior do veículo.
“Um demonstrador de conforto de IA mostra como a inteligência artificial pode elevar o conforto interior de um veículo a um novo nível no futuro. Além disso, com o E-Health Charge, a MAHLE apresentará como a sensível bateria de iões de lítio pode ser examinada de forma otimizada na oficina, a sua condição avaliada e carregada ao mesmo tempo”, revela a empresa.
“Todas as inovações da empresa também poderão ser experimentadas de forma interativa no stand da feira virtual da MAHLE, em https://experience.mahle.com/, a partir do final de agosto.
Mais sobre a MAHLE aqui.