powered by

MAHLE apresenta nova ventoinha biónica para comerciais elétricos

Componente aposta num design otimizado para IA encontrado na natureza: as asas de uma coruja, um dos pássaros mais silenciosos que existem.
Check-up Media MAHLE eFan

A MAHLE apresentará uma novidade mundial no IAA Transportation 2024, em Hanover: uma ventoinha biónica de elevado desempenho que torna os veículos comerciais significativamente mais silenciosos.

“A ventoinha foi desenvolvida para veículos elétricos com célula de combustível e bateria particularmente exigentes. Ao otimizar as suas pás de ventilação com recurso a Inteligência Artificial (IA), os engenheiros da MAHLE inspiraram-se nas asas de uma coruja: uma das aves mais silenciosas do mundo. A plumagem da coruja tem um efeito redutor de ruído”, começa por explicar a empresa, em comunicado.

“As pás da ventoinha biónica podem reduzir o ruído de um camião em até 4 dB(A), o que equivale a mais da metade da saída de som. Esta redução significativa resolve outro desafio da mobilidade elétrica: o ruído elevado da ventoinha, que pode ser perturbador tanto em plena carga como durante o carregamento do veículo à noite, seja em áreas residenciais ou durante os períodos de descanso nas estações de serviço”, revela.

“A ventoinha também é significativamente mais eficiente do que os designs convencionais, graças ao desempenho 10% melhor e ao design 10% mais leve. A MAHLE também possibilita o uso da sua nova ventoinha biónica em veículos de passageiros”, sublinha. A empresa apresentará o produto ao público, pela primeira vez, no IAA Transportation 2024. A feira de veículos comerciais acontecerá em Hanover, na Alemanha, de 17 a 22 de setembro.

Inspirado na natureza

“Aprendemos com a natureza: ela inspira-nos em muitas áreas. Já obtivemos sucesso com a nossa placa de arrefecimento de bateria biónica, uma tecnologia que nos ajudou bastante a otimizar a nossa ventoinha”, garante Uli Christian Blessing, responsável de Desenvolvimento de Gestão Térmica da MAHLE.

“Com a ajuda da IA, analisamos as características de morcegos, peixes-espada e muitas outras inspirações da natureza. Finalmente, acabamos com a coruja, o caçador silencioso, como modelo principal para a nossa nova ventoinha”, acrescenta.

Check-up Media MAHLE eFan 2

O design das pás da ventoinha foi modelado em asas e penas de coruja. O que minimiza a turbulência sonora e torna o componente muito mais silencioso e eficiente. “Pode-se imaginar que o poder de redução do som da nossa ventoinha seja semelhante ao desligar um dos altifalantes de um sistema áudio”, reforça Blessing.

É particularmente em áreas sensíveis ao ruído que a nova ventoinha biónica de elevado desempenho mostra a sua força. “Durante o carregamento rápido de veículos, por exemplo, a redução dos níveis de ruído aumenta o conforto tanto para condutores como para residentes da área. A MAHLE oferece a ventoinha numa uma ampla faixa de potência, de 300 W a 35 kW”, pode ler-se.

“Isto permite a sua utilização em pequenos automóveis elétricos de passageiros até grandes camiões com células de combustível, particularmente sensíveis à temperatura. Os primeiros protótipos já estão a ser testados por vários fabricantes de veículos de passageiros e veículos comerciais”, esclarece a empresa.

“Com este novo produto, a MAHLE continua a preparar o caminho para a eletrificação da mobilidade e contribui para torná-la mais atrativa para os clientes”, afirma Blessing.

Diversidade tecnológica

Para economizar ainda mais peso, a MAHLE também desenvolveu a cobertura da ventoinha e o portador de acordo com princípios biónicos. “Como resultado, ambos os componentes são para lá de 10% mais leves e apresentam maior integridade estrutural”, salienta a empresa.

A eletrificação e a gestão térmica, ou seja, o aquecimento e o arrefecimento, estão intimamente interligados. A eletrificação eficiente não é possível sem uma gestão térmica eficiente. “A MAHLE é um dos poucos fornecedores globais ativos em ambas as áreas, onde aproveita a sua excelente experiência para desenvolver soluções técnicas para todos os acionamentos”, assegura.

Check-up Media MAHLE eFan 3

Os visitantes do IAA Transportation, em Hanover, no mês de setembro, poderão ver a nova ventoinha de perto. Esta fará parte de um conjunto de exposição que representará a abordagem sistémica da MAHLE para um camião com célula de combustível. Juntamente com uma célula de combustível totalmente funcional, consiste em periféricos de célula de combustível, gestão térmica (ventilador e refrigeração da bateria) e um eixo elétrico de alta resistência.

O e-axle é um demonstrador no qual a MAHLE integrou, de forma compacta, dois de seus motores elétricos SCT (para uma potência total de 520 kW), bem como um sistema completo de gestão de líquidos. “Todos esses produtos foram desenvolvidos, testados e estão prontos para produção em série. Com esta exposição, a empresa de tecnologia demonstra tanto a sua experiência em sistemas como a prontidão das suas inovações para produção em larga escala”, frisa a MAHLE.

A MAHLE apresentará ainda outra estreia na feira: o seu novo sistema de refrigeração evaporativa para veículos com célula de combustível. “Este sistema gera capacidade de arrefecimento até 50 kW maior na mesma quantidade de espaço”, diz.

“Isto torna possível diminuir a utilização das ventoinhas e, assim, reduzir o consumo de hidrogénio em até 1,5%”, diz. “Para motores a hidrogénio, a MAHLE desenvolveu uma unidade de célula de energia (H2-PCU) para garantir a operação robusta e sem problemas deste acionamento neutro para o clima”, acrescenta.

Refira-se, em jeito de conclusão, que, este ano, o tema da presença da MAHLE, no Pavilhão 12 do Centro de Exposições de Hanover, é a “diversidade tecnológica”.

Mais sobre a MAHLE aqui.

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Atualidade